Blog do Prisco
Coluna do dia

O personagem da semana

Gelson Merisio, esse é o nome do personagem da semana na política catarinense. Mais perdido do que cego em tiroteio, completamente sem bússola, a mais típica biruta de aeroporto.
O ex-deputado deu um cavalo de pau político que colocou em xeque sua já comprometida credibilidade. Em 43 anos de acompanhamento jornalístico da política, o colunista nunca testemunhou um candidato que chegou ao segundo turno do pleito estadual e, na eleição seguinte, chegar com um recall tão insignificante a exemplo de Merisio.
Na semana que se encerra, Merisio foi a São Paulo, acompanhado de outro ex-deputado, Décio Lima, e declarou apoio ao ex-presidiário do PT.
Vejam só. Um político catarinense que ao longo de toda sua trajetória sempre foi ligado a partidos conservadores, liberais (PFL, DEM, PSD),e que só mais recentemente iniciou sua guinada canhota, alistando-se no PSDB, mas nada, absolutamente nada justifica essa ida para os braços do PT. Com um detalhe, fez tudo isso ainda filiado ao tucanato. E como pré-candidato do partido ao governo.

 

Perde-perde

É o tipo de solução que subtrai votos da divindade petista num território onde ele não manda e nunca vai mandar. Os eleitores vão pensar, peraí, nesse caso Lula não é mais meu candidato. Tem algo errado aí! Não significa que vão votar em Ciro Gomes ou em outro canhoto. Mas certamente este malabarismo é um verdadeiro tiro no pé.

 

Pelas costas

Ainda filiado ao PSDB, o ex-todo poderoso Gelson Merisio tricotou, confabulou, articulou com o PT na pessoa de Décio Lima.
Gente que apoiou, esteve ao lado, marchou com o ex-pessedista há três anos agora não quer nem ouvir falar dele.

 

Descanse em paz

A grande verdade é que Merisio acaba de assinar seu atestado de óbito político. Além, claro, de escancarar sua verdadeira face.
Não eram poucos os pés atrás em relação ao ex-deputado na eleição de 2018. Ali, ele literalmente impôs sua candidatura. Foi a fórceps. Muitos aliados torciam o nariz, mas tiveram que engolir o candidato.

Somando tudo, é algo para ser estudado esta vergonhosa, inacreditável, lastimável movimentação do ex-presidente da Alesc.
Definitivamente, outro ex, o ex-corrupto-mor fez um péssimo negócio em terras catarinenses. Merisio, a seu turno, praticou o gesto angular para sair da vida pública pela porta dos fundos.

 

Contra a centralização

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, desembargador Fernando Carioni, encaminhou uma nota de cumprimentos à deputada federal Caroline De Toni.
A parlamentar apresentou projeto de lei na Câmara para assegurar que nestas eleições os TRE’s não sejam esvaziados de suas competências na hora da apuração das eleições, a exemplo do que ocorreu, o grifo é da coluna, no evento teste de 2020.

Linha firme

Como corregedor, Carioni já defendia a não centralização da apuração eleitoral. E segue firme na mesma toada agora que preside a corte eleitoral catarinense, uma das melhores do país.