Blog do Prisco
Artigos

O processo eleitoral e o respeito por Santa Catarina

Mais uma campanha eleitoral esta em andamento no país e é comum ouvir novamente que o Brasil precisa promover uma ampla renovação política. E de fato necessita. Renovação não só política, mas também de gestão pública e parlamentar com foco na eficiência de resultados. Neste sentido, acredito que buscar informação, participar e criar gosto pela política é o primeiro passo que todos precisam, sobretudo o jovem, para se tornar, de fato, um cidadão mais consciente e engajado.

E como cidadãos e contribuintes creio que todos devemos entrar  com nossa parcela de colaboração no processo atual que o país atravessa, até para demonstrar nosso inconformismo com a situação política e econômica. Sob o ponto de vista estadual e das eleições proporcionais para renovação do Congresso Nacional – Câmara Federal e Senado-  fundamental a participação do catarinense no sentido de que precisamos fortalecer  cada vez mais nossa representatividade política em Brasília.

Até porque passam os anos e a centralização de recursos continua na Capital Federal. Ao mesmo tempo em que trabalha, empreende, exporta, cresce e arrecada mais, Santa Catarina recebe cada vez menos da União.Os levantamentos econômicos oficiais não deixam dúvidas disso. Somos um estado pagador e não recebedor do retorno dos tributos na mesma medida, penalizando o governo estadual e os prefeitos, cada vez mais cobrados diretamente pela população.

Se houver mobilização, aplicação e cobrança coletiva, a  geração atual e a futura podem viver em um país melhor, com menos burocracia, menos partidos políticos, um governo mais enxuto e com melhor aproveitamento do dinheiro público. O chamado “custo Brasil” fruto do excesso de tributos e da burocracia para quem deseja empreender e gerar empregos é grande inimigo nacional. Mudar essa realidade e evoluir simplificando impostos, investindo em tecnologia e facilitando a vida do cidadão também em serviços essenciais como saúde, educação e segurança pública são tarefas que se impõem a um novo parlamento forte, legislador e, sobretudo, fiscalizador.

Antes, porém, há que se fortalecer a conexão do cidadão com o universo político brasileiro e a melhor forma é justamente por meio do voto consciente em torno das melhores propostas e seu acompanhamento posterior. Somente com nossa participação  política efetiva, engajada e responsável é que poderemos ter a perspectiva de um futuro melhor para todos os setores da sociedade catarinense e nacional.

 

 

Leonel Júnior Pavan, empresário  e candidato a deputado federal – PSDB