Blog do Prisco
Manchete

O protagonismo de Eron Giordani

Esta imagem é emblemática. Nela estão dois chefes de Poder, Moisés da Silva (Executivo) e Mauro de Nadal (Legislativo), mais o líder do governo na Alesc, deputado Zé Milton Scheffer, e o chefe da Casa Civil, Eron Giordani.

Uma imagem que simboliza a harmonia que hoje reina entre o governo e a base de apoio no Parlamento, que reúne em torno de 25 deputados estaduais. Quadro que tem as digitais de Giordani.

A grande verdade é que Moisés está governando com a Assembleia Legislativa. No segundo dia útil após o retorno, o governador foi ao Parlamento. Sua presença atraiu 25 mandatários.

Realidade diametralmente oposta à de 2019 até fins de 2020, quando o próprio Eron Giordani, então chefe de gabinete da presidência da Alesc, atuou nos bastidores para a aproximação entre o governador e o ex-presidente da Casa, Julio Garcia, ainda lá no primeiro afastamento de Moisés da Silva, definido no dia 27 de outubro do ano passado. Foi o marco para a virada para o relacionamento de Moisés com a Alesc.

Serviços prestados

Giordani transformou-se numa figura central no tabuleiro estadual. Começou a se destacar no primeiro mandato de João Rodrigues, em Chapecó, quando chefiou o gabinete do prefeito.

Também atuou como secretário da Casa Civil do ex-prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior. Por um período, esteve no grupo do ex-deputado Gelson Merisio, quando esse ainda filiado ao (PSD). Optou por ficar com Julio Garcia (PSD), quando os dois, Merisio e Garcia, romperam relações. No terceiro mandato do pessedista como presidente do Legislativo estadual, Eron Giordani pilotou o gabinete da Presidência da Casa, de onde foi catapultado para a Casa Civil de Moisés da Silva. Pediu exoneração assim que o governador foi afastado pela segunda vez, no fim de março deste ano e foi reconduzido ao cargo pelas mãos de Moisés.

Contrastes

Inevitável traçar um paralelo entre as atuações de Douglas Borba, que foi protagonista na primeira parte da gestão Moisés e que conduziu o governo para um lamaçal; e Eron Giordani, que segue na direção oposta, agregando, aproximando o governo não apenas do Parlamento, mas como também da iniciativa privada.

foto>Bruno Collaço, Ag. Alesc