Blog do Prisco
Coluna do dia

O quadro em Chapecó

O quadro em Chapecó

Experimentando crescimento vertiginoso mesmo em meio à crise econômica nacional, Chapecó tem um quadro pré-eleitoral que ainda depende de algumas definições, mas que já é bem claro.

De um lado, o atual prefeito, Luciano Buligon (PSB), vai à reeleição. Tem apoio total do PSD. Embora ele ainda não declare, nos bastidores as informações indicam que o trio Gelson Merísio, José Caramori e João Rodrigues, este sempre lembrando como possível pré-candidato, já fechou questão em torno do projeto reeleitoral.

Buligon também articula apoio de várias outras legendas, como PSDB, DEM, PR, PP e o PSC de Narcizo Parisotto. Ao todo, deve fechar um frentão com 15 partidos.

Na outra ponta, estão o PCdoB, do deputado César Valduga, que tenta ter o PMDB de vice (já que a legenda anuncia ter no mínimo cinco nomes para a disputa). Como o deputado Valdir Colatto (PMDB) não deve concorrer, o comunista vai buscar esta composição. Se não lograr êxito, Valduga indicará um vice para o PT. A provável candidata é a deputada estadual Luciane Carminatti. O nome natural seria o do deputado federal Pedro Uczai. Alegando problemas de saúde, ele está batendo em retirada.

 

Começou mal, termina mal

Ciente de que será afastada temporariamente do cargo, Dilma Rousseff vai encerrando esse ciclo de poder da pior maneira possível. O PT está há emblemáticos 13 anos no poder e a 10 dias de deixar o Planalto, a criatura de Lula resolve anunciar um pacote de bondades, como o reajuste de 9% do bolsa-família, além da correção de 5% na tabela do Imposto de Renda.

 

Projeto de poder

Novamente, ela escancara que o PT tem é projeto de poder, não de governo. E a sociedade que se lixe. As medidas são uma clara retaliação ao virtual presidente, Michel Temer, taxado de conspirador pelos petistas.

 

LHS em livro

Foi lançado, ontem, no Teatro Juarez Machado, em Joinville,  o lançamento do livro “Luiz Henrique da Silveira: Transformando Sonhos em Realidade”, do jornalista Moacir Pereira, com selo da Editora Insular.   Ocorreu durante sessão solene da Assembleia Legislativa, marcando o primeiro aniversário de falecimento do ex-governador de Santa Catarina.

 

Lacuna

Caso estivesse vivo, Luiz Henrique da Silveira seria nome para o governo de Michel

Temer. O ex-senador privava da intimidade do virtual presidente, a quem chamava apenas de Michel.

 

No grupo

O ex-prefeito de Chapecó por duas vezes e ex-deputado estadual, Milton Sander, 73 anos, aceitou assumir o cargo de chefe de gabinete para a Grande Região Oeste catarinense do deputado federal João Rodrigues (PSD).  Convite foi realizado e aceito no gabinete do prefeito Luciano Buligon (PSB).

 

Currículo

Milton Sander foi secretário estadual de Santa Catarina em Brasília, foi fundador da Associação Chapecoense de Futebol, da Loja Maçônica Silêncio de Eleures, da Fundeste, da Fecam, Amoes, da Confederação Nacional de Municípios com sede em Brasília, da Confederação Latino-Americana de Municípios, com sede em Quito (Equador) e foi o primeiro presidente da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.