Blog do Prisco
Destaques

O que está por trás da renúncia de Joares Ponticelli e Caio Tokarski

Informação impactante na política estadual neste começo de semana foi a renúncia coletiva do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e do vice, Caio Tokarski (leia carta abaixo)

O agora ex-chefe do executivo municipal está livre e seu ex-vice ainda está preso.

A ação conjunta entre eles sinaliza que os dois seguem afinados e atuando na mesma direção.

Esse movimento pode fazer parte de um projeto para tentarem um nome ligado a eles no comando da prefeitura. Haverá eleição indireta em Tubarão, modalidade na qual somente os vereadores votam.

Certamente vão tentar eleger um candidato que tenha condições de buscar a reeleição. Dentro do mesmo grupo político na cidade, naturalmente.

Dois nomes vêm à baila neste primeiro momento. O presidente da Câmara, Gelson Bento, que está no exercício do mandato (PP – mesmo partido de Joares Ponticelli); ou mesmo o de Carlos Moisés da Silva (Republicanos).

Joares, vale lembrar, apoiou o ex-governador no primeiro turno do pleito estadual de 2022. O tubaronense estaria a articular uma tacada junto com Julio Garcia para eleger indiretamente o ex-governador para o mandato-tampão com possibilidade de reeleição? Moisés esteve no evento do PSD com Gilberto Kassab no dia 26 do mês passado, em Florianópolis.

A conferir. A renúncia abre o caminho para um fato novo justamente no momento em que começa a se consolidar o favoritismo do nome do chefe da Casa Civil do governo do Estado, Estêner Soratto (PL), para a prefeitura de Tubarão em 2024.

BENEFÍCIO JURÍDICO

Há, também, especulações no sentido de que a renúncia de Joares e Caio teria por objetivo preservar os direitos políticos deles. A estratégia política e jurídica seria fazer o processo descer à primeira instância, o que poderia facilitar a soltura do ex-vice-prefeito.

DETALHAMENTO DOS PRÓXIMOS PASSOS

As informações, importantes, contidas neste tópico são da Revista Única, de Tubarão:

“Com a renúncia do prefeito e vice, novas eleições serão convocadas. Como o período em que isso ocorre faz parte dos dois últimos anos de mandato, a votação deve ser indireta, quando somente os vereadores irão votar para deicidir quem será os novos gestores.

Um Decreto Legislativo será lido na Sessão Ordinária desta segunda e tornar público as duas cartas de renúncia do prefeito e vice-prefeito. Outra reunião extraordinária será realizada no meio da semana, para que um novo decreto para estabelecer os ritos para a eleição indireta. O prazo para a realização da eleição será de até 30 dias.”

A ÍNTEGRA DA CARTA DE RENÚNCIA

 

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e o vice, Caio Tokarski, renunciaram à prefeitura de Tubarão. A oficialização aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), na Câmara de Vereadores. Confira na íntegra, a carta assinada por Ponticelli:

“Exmo. Sr.
Vereador Jairo dos Passos Cascaes
DD. Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão
Tubarão SC

Senhor Presidente,

Há exatos 26 anos, 6 meses e 9 dias me apresentei nesta Casa Legislativa para assumir o honroso cargo de vereador deste Município que havia me acolhido no final dos anos 80.

Iniciava-se ali uma nova trajetória na minha vida.

Dois anos depois, com o apoio expressivo de milhares de tubaronenses logo ampliado à tantos catarinenses, desde a nossa amurei para todas as regiões, fui eleito para uma série de 04 (quatro) mandatos de Deputado Estadual, em votações sempre crescentes.

A maior e mais estadualizada eleição ocorreu em 2010, mandato no qual tive a honra de chegar à Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e, num generoso gesto do Governador Raimundo Colombo, governar nosso Estado por 10 (dez) dias.

Em 2016, contrariando todas as pesquisas e avaliações, com um projeto de mudança e retomada da auto estima; de desenvolvimento; de protagonismo; de enfrentamento dos problemas crônicos e estagnação da cidade; de retomada da liderança regional, dentre outras bandeiras e, com o apoio e engajamento de um time forte de candidatos a vereadores, apoiadores de vários segmentos e muito trabalho, vencemos uma eleição dita por muitos “entendidos” como impossível.

Duas semanas depois da vitória, mais um desafio: reconstruir a cidade devastada pelo terrível e destruidor vendaval de 16/10/2016.

Em janeiro de 2017 assumimos um Governo com muitos problemas para resolver, como muitos devem lembrar e, sequer certidões negativas o Município possuía para poder receber auxílio de parceiros. No entanto, em nenhum momento fomos ao “muro das lamentações” para reclamar ou “apontar o dedo” para culpados pela situação; afinal, o povo nos elegeu para resolver os problemas e não para ficarmos culpando Governos anteriores, como se vê com frequência em todas as esferas de governo.

Com o apoio permanente do Vice Prefeito, dos Secretários, Presidentes de Fundações, Servidores Municipais, Entidades Parceiras e forças vivas da cidade, iniciamos a construção do projeto que chamamos de Nova Tubarão.

O apoio e a parceria com a Câmara de Vereadores foram fundamentais para implementarmos um projeto arrojado de retomada do desenvolvimento e do protagonismo.

Em 2020, os tubaronenses reconheceram nosso esforço e dedicação diante de tantos enfrentamentos e conquistas, nos reelegendo para mais um mandato com quase 70% dos votos.

Senhor Presidente e Senhores Vereadores, preciso reiterar minha gratidão e reconhecimento pelo apoio e solidariedade da maioria de Vossas Excelências ao longo desse tempo de transformações e desenvolvimento que nosso município atravessou, de coração: Muito Obrigado!

Da mesma forma preciso ser justo, honesto e reconhecido pelo apoio e parcerias que realizamos com os Governadores Raimundo Colombo e Carlos Moises da Silva, que nos permitiram realizar obras esperadas há décadas pela nossa gente.

Agradeço, também, ao amigo Gelson Bento, que na condição de Presidente da Câmara de Vereadores teve que assumir essa longa interinidade, dando o melhor de si e certamente enfrentando muitas adversidades.

Como não posso e não devo me alongar para não os cansar, já que tenho muito a falar e o farei no tempo certo, pois que escrevi um diário relatando tudo que vivi e senti nos meus 135 dias de cárcere, que publicaremos e debateremos, especialmente nas faculdades de direito e afins, quando esse processo terminar.

Há 10 (dez) dias, graças à Deus, voltei ao convívio da minha família e amigos, mas fui afastado do mandato de Prefeito por mais 06 (seis) meses.

Sei que muitos, assim como eu, gostariam de me ver reassumindo o mandato, mas não tenho o direito de pedir que me esperem por mais esse longo período, para não prejudicar o desenvolvimento da nossa cidade, pela qual tanto trabalhamos e nos doamos, que não resiste a tão longa interinidade.

Por tudo isso, com o coração partido por ter que tomar tão difícil decisão, renuncio ao honroso mandato de Prefeito Municipal de Tubarão, por amor à nossa gente e para retomada da normalidade administrativa, conforme preconiza nossa Lei Orgânica.

Pedindo a compreensão e agradecendo a todos, espero, ao final desse doloroso processo, provar minha inocência e que não desonrei a confiança que me foi depositada ao longo destes 27 anos de vida pública.

Atenciosamente,
Joares Carlos Ponticelli”