Blog do Prisco
Artigos

O que faz um Auditor do Estado?

Marcio Cassol Carvalho, Auditor do Estado e controlador-geral do Estado

[email protected]

Hoje, 20 de novembro, comemoramos o dia do auditor interno. No Poder Executivo Estadual, esse profissional é denominado Auditor do Estado, cuja carreira é exclusiva de Estado e sua atuação se dá na Controladoria-Geral, a CGE.

Tradicionalmente, ele concentra seu trabalho na auditoria interna, uma atividade que vem ganhando cada vez mais importância tanto na gestão pública quanto na iniciativa privada.

O motivo é simples: estamos falando de um profissional altamente qualificado, que conduz uma atividade complexa e diversificada, que visa garantir aos cidadãos o direito à boa gestão dos recursos públicos, apoiando o gestor para que ele atenda com eficácia as demandas da sociedade.

O Auditor do Estado também tem a missão de proteger os próprios gestores contra erros e até possíveis fraudes que comprometem as metas do Governo. É muitas vezes uma missão ingrata porque é pouco compreendida devido à falta de cultura organizacional em relação aos benefícios da auditoria interna.

Atualmente, Santa Catarina tem apenas 53 Auditores do Estado, dos quais 44 atuam diretamente na CGE (em 2009 tínhamos 74). Com a criação do órgão, em 2019, a carreira – antes restrita ao trabalho da Auditoria – assumiu novas atividades dentro das chamadas macrofunções das controladorias estaduais: Ouvidoria, Corregedoria e Integridade.

Além de controlar e avaliar gastos e políticas públicas por meio da auditoria interna, hoje o Auditor do Estado tem a missão de fomentar a transparência; a participação social na definição das políticas públicas; difundir a cultura da integridade; e promover o combate à corrupção e a correição de agentes públicos e empresas envolvidas em atos ilícitos.

Felizmente, neste final de ano estamos finalizando um concurso público com 95 vagas, incluindo novas formações como a engenharia civil e ciências da computação, além das áreas tradicionais de Ciências Contábeis, Direito, Economia e Administração. A lista de aprovados saiu em outubro e, em breve, devemos homologar o concurso, depois de 18 anos do último certame, em 2005.

Neste 20 de novembro, quero parabenizar os colegas que se dedicam a uma missão muito nobre: apoiar a alta administração e os gestores para que o Estado ofereça serviços de qualidade aos catarinenses.