Blog do Prisco
Manchete

O recado de Bolsonaro

Brasília está paralisada desde que Jair Bolsonaro reassumiu o mandato, mas sem o poder de exercê-lo de fato em função da cirurgia que sofreu para a retirada da bolsa de colostomia. Lá se vão quase duas semanas. Avalia-se que o presidente apressou a retomada do cargo – mesmo sem aptidão física para os compromissos – porque a presença do vice em exercício, General Hamilton Mourão, poderia estar incomodando o núcleo do poder central.

Na semana passada, nada de mais relevante ocorreu do ponto de vista do Executivo. Bolsonaro, contudo, começa a dar sinais de melhora. Já gravou um pequeno vídeo. Enaltece a briosa Polícia Federal, mas também cobra uma solução para o caso do seu atentado, sofrido há quase cinco meses, em plena campanha eleitoral!

O presidente também já despachou com vários ministros nas últimas horas e parece que finalmente vai retomando as rédeas do processo. As reformas estruturantes, Previdência e Segurança, por exemplo, não andam um milímetro sem passarem pelo crivo presidencial.

Deboche

Não bastassem todos os problemas do país, agora o Conselho Federal da OAB tem um presidente nitidamente petista. Até aí nenhum problema. O que pegou e está pegando muito mal foram as primeiras declarações de Felipe Santa Cruz, o novo presidente, a um jornal paulista, o próprio periódico declaradamente de esquerda.  O causídico teve o desplante, o atrevimento, a petulância de condenar a Operação Lava Jato. E de criticar a escolha de Sérgio Moro para ministro da Justiça.

Com quem andas

Depois das enviesadas declarações do novo comandante da OAB nacional, começaram a pipocar fotos do dito cujo ao lado de figuras, digamos, proeminentes do petismo e do esquerdismo do sul do mundo. Ou o advogado está querendo fazer média com seus amigos petistas ou está querendo ficar de bem com altas figuras do Judiciário, estas sim temerosas pelos desdobramentos da Lava Jato.

Respaldo

Ainda bem que a Associação dos Magistrados do Brasil(AMB) divulgou pesquisa mostrando que 80% dos 4 mil juízes brasileiros é a favor da operação, responsável pela faxina ética e moral neste país.

Edinho detona Moreira

Ex-deputado federal Edinho Bez, histórico do Manda Brasa, entrou em contato com o colunista. E se solidarizou com as avaliações publicadas no https://www.blogdoprisco.com.br/a-formula-da-derrota-2/. E também neste espaço. O texto explica porque o ex-governador Eduardo Moreira é o maior responsável pela derrocada do MDB em Santa Catarina. O partido saiu bem menor das urnas em outubro do ano passado.

Acerto

Bez concorda em gênero, número e grau com o contexto apresentado pela coluna, na edição de ontem.  Segundo ele, somente “os capachos” ainda estão com Moreira. Prossegue o ex-parlamentar, afirmando que o ex-governador “fez um mal danado” ao partido, que é sim o grande responsável pela derrota nas eleições e que ele prejudicou muita gente. Inclusive o  próprio Bez e o ex-deputado estadual Manoel Mota. Os três são da mesma região, Sul.

Ingratidão

Bez sempre ajudou Eduardo Moreira, mas não esconde a mágoa pela “retribuição” que obteve. Nem ele nem Mota conseguiram a reeleição e colocam grande parte deste prejuízo na conta do ex-governador.

Dário presidente

Edinho Bez defende e já trabalha para que Dário Berger seja o presidente estadual do MDB. A eleição será em maio. Ele também quer o senador como candidato a governador. Edinho Bez informou que pretende disputar o Senado em 2022.

Tem a seu favor o fato de ter cumprido seis mandatos de deputado federal e conhecer Brasília como poucos!