Blog do Prisco
Destaques

O vice de Merisio

O feriadão foi de muitas conversas e movimentos políticos de bastidores. No dia de Corpus Christi (quinta-feira), o empresário e vereador joinvilense Ninfo König (PSB) confirmou que foi convidado e que aceitava ser o candidato a vice-governador na chapa de Gelson Merisio (PSD).

A informação, que repercutiu nos meios políticos, partiu do colunista Cláudio Loetz, do Grupo NSC.

O tabuleiro agitou-se no vácuo da repercussão da notícia. Pré-candidato ao Senado, Esperidião Amin quer um correligionário do PP de vice (o nome mais citado é da própria esposa dele, Angela). Fechada a vaga, o ex-governador reagiu. À colunista Karina Manarim, com forte atuação na região Sul, Amin afirmou que nesta condição, uma nova candidatura sua ao governo torna-se “irreversível”.

O progressista citou inclusive o nome do deputado federal João Paulo Kleinüning (DEM) como possível candidato a vice. Não custa lembrar que Esperidião Amin vem conversando com JPK (conforme o blog já registrou várias vezes) desde o ano passado. Costura que sempre incluiu o nome de Paulo Bauer, do PSDB, na composição. Neste caso, o tucano disputaria novamente o Senado.

Evidentemente que se chegar à convenção dos Progressistas e colocar o nome para ser o cabeça de chapa numa composição com Kleinübing e Bauer, Esperidião Amin teria tudo para ser aclamado candidato ao governo. Quase impossível imaginar os convencionais da legenda optando pela majoritária com Merisio/Ninfo em detrimento de Amin e JPK, que poderia, ainda, trazer os tucanos ao projeto.

Hora da verdade

Depois da manifestação pública de Esperidião Amin, deixando muito claro que não aceita a definição antecipada de Ninfo König com vice de Gelson  Merisio, chegou a hora da verdade. Para o próprio Merisio e o grupo do PP que não está alinhado ao ex-governador. Teriam eles musculatura para enquadrar Amin? A conferir.

Cartadas

A janela para as convenções homologatórias dos partidos abre em 20 de julho e tem como prazo fatal o dia 5 de agosto. Neste momento, o blefe pode ser uma arma poderosa se bem usada por lideranças interessadas em aumentar seu cacife com vistas às alianças que vão se formar.

Chamuscado

O fato de Paulo Bauer ter sido citado em delação da ex-executivo da empresa Hypermarcas (fora do contexto da Lava Jato, mas ainda assim como suposto beneficiário de Caixa 2 na campanha de 2014) de alguma maneira pode fortalecer as pretensões de Amin com vistas ao governo.

O empresário Ninfo König (E) aceitou convite para ser vice de Gelson Merisio – foto>Ricardo Weg, divulgação

Proximidade

A convivência entre Esperidião Amin e João Paulo Kleinübing vem de décadas. O ex-governador sempre teve excelente relacionamento com o pai de JPK, Vilson Kleinübing. É quase uma relação familiar. Quanto a Paulo Bauer, o hoje senador já foi vice-governador do próprio Amin entre 1999 e 2002.

Na rede

No ar desde a última semana, o novo site do Partido Social Liberal (PSL) de Santa Catarina, traz muitas novidades. Com uma interface moderna, interativa e de fácil navegação, sendo sua utilização muito mais prática e intuitiva, o portal pretende facilitar o acesso a notícias, informações, agendas, conhecer os ideais, propostas e o trabalho da sigla, no Estado. Em concordância com as diretrizes do partido, o site reflete valores importantes do PSL-SC, como renovação, ética, inovação, dinamismo e comprometimento. Acesse: psl-sc.org.br. O PSL catarinense é presidido por Lucas Esmeraldino (centro), pré-candidato ao Senado pelo partido de Jair Bolsonaro, com quem atua em sintonia.