Blog do Prisco
Coluna do dia

O voo da Chape

Na terça-feira, 21 de novembro, tudo ficou menor. Menos importante e muito  mais cinza. Estranho. Acidentes de avião acontecem com frequência, embora o meio de transporte seja um dos mais seguros. Mas a queda do jato que levava o bravo e guerreiro time da Chapecoense para a Colômbia, literalmente chocou o país. E boa parte da comunidade esportiva ao redor do planeta.

O acidente é carregado de simbolismos. Time de cidade pequena, se considerado o contexto mundial recente, maravilhosamente bem administrado, com alma, mas principalmente que mobilizou o brio e o orgulho de Chapecó e região. A cidade e o time se confundiam.

No fundo, muita gente Brasil afora já estava torcendo, de maneira disfarçada ou não, pela Associação Chapecoense de Futebol. Que tragédia. Que tristeza. Mas é preciso olhar para frente, levantar a cabeça e recomeçar. Foram incontáveis e incríveis as manifestações de apoio que o clube recebeu e ainda vai receber. Parafraseando Getúlio Vargas, este time histórico da Chape saiu da vida e entra para a história como eterno campeão da Sul Americana! E orgulhará Santa Catarina para sempre.

 

Escaparam

Presidente da Assembleia, Gelson Merísio, e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, estavam na lista de convidados do voo que levaria a delegação da Chapecoense e que caiu pouco antes de chegar a Medellín. Por motivos diferentes, não embarcaram. Merísio por compromissos no Parlamento estadual e Buligon para fazer um curso na cidade de São Paulo. O prefeito participou da edição especial do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, na manhã de ontem.

 

Presidentes

Presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense, o empresário Plínio de Nes Filho, o Maninho, também não embarcou e ficou fortemente emocionado diante das câmeras da Globo. Um dia realmente muito triste para o esporte mundial, especialmente para Santa Catarina. O presidente da Chapecoense, Sandro Paloro, que fez um trabalho notável, e o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto, estão entre as vítimas fatais do acidente.

 

Luto

Raimundo Colombo e Michel Temer decretaram luto oficial de três dias em Santa Catarina e no Brasil.

 

Solidariedade

Presidentes de alguns dos principais clubes assinaram nota na qual se comprometem a emprestar jogadores, gratuitamente, para a Chapecoense em 2017. E solicitaram à CBF que o clube não seja rebaixado pelas próximas três temporadas (17,18 e 19). Se a Confederação aceitar, o décimo sexto seria rebaixo caso a Chape termine entre os quatro últimos.

 

Gesto

O Atlético Nacional da Colômbia sugeriu à Conmebol que a Chapecoense seja considerada campeã da Sul Americana de 2016.

 

Alô, alô

Michel Temer ligou ontem cedo para Raimundo Colombo. Colocou quatro aviões à disposição das necessidades inerentes ao acidente trágico ocorrido na Colômbia, além de toda a estrutura do Itamaraty.

 

Milagres

Impressionante o fato de cinco pessoas, entre eles três jogadores e um jornalista, terem sobrevivido à tragédia na Colômbia. O avião se partiu em três e deixou enorme rastro de destruição.