Blog do Prisco
Coluna do dia

O voo da distância

Só agora vazou que, na quinta-feira passada, Eduardo Pinho Moreira deu carona, de avião, aos senadores tucanos Paulo Bauer e Dalirio Beber; e ao correligionário Mauro Mariani. Foram a Blumenau, prestigiar o ato de renúncia de Napoleão Bernardes (PSDB) à Prefeitura.

No trajeto, os dois do Manda Brasa foram muito claros. O MDB não abre mão da cabeça de chapa pela terceira eleição consecutiva, considerando-se que é o maior partido de Santa Catarina. Ou Moreira ou Mariani, um deles estará encabeçando a chapa. Não há a menor possibilidade de o partido apoiar os tucanos. Se, efetivamente, o PSDB Barriga-Verde quiser ter candidato a governador ou lança chapa pura ou consegue convencer PSD e PP a abrirem o espaço para o próprio Bauer ou para Napoleão Bernardes. A conferir!

 

Comandante Alckmin

O futuro do PSDB de Santa Catarina no pleito deste ano vai depender muito de Geraldo Alckmin. Embora a Polícia Federal tenha prendido Paulo Pretto, que foi operador do tucano no governo de São Paulo, até segunda ordem ele é o nome natural do PSDB à Presidência. E segue como presidente nacional da sigla. O paulista tem dito que o PSD nacional já está no seu projeto e que o PP tem tudo para acompanhar os pessedistas.

 

Proximidade

São dois partidos, PSD e PP, já pré-aliançados em Santa Catarina. Cenário que favorece fortemente a presença do PSDB na composição catarinense liderada por pessedistas e progressistas.

 

Musculatura

Gilberto Kassab conferiu, in loco, sábado, em Lages, a força política de Gelson Merisio, que tem 10 partidos no projeto e chapas proporcionais fortes e muito bem construídas. Mas também existe a articulação para que Henrique Meirelles venha a ser o vice de Geraldo Alckmin. Neste caso, o tucano teria dois palanques na província.

 

Tripé

Ou, para que o PSDB não fique de noiva de PSD-PP ou do MDB aqui no Estado, o paulista pode articular no sentido de uma chapa tucana pura em Santa Catarina. Aí, ele teria três fortes palanques para dar o seu recado aos catarinenses.

 

Composições

Mas ainda é cedo para descartar a composição do PSDB com o PSD e o PP. Napoleão Bernardes poderia ser o vice de Gelson Merisio, com Esperidião Amin e Raimundo Colombo ao Senado. Angela Amin também poderia ser vice do PSD, com  Paulo Bauer ou Napoleão Bernardes dobrando com Raimundo Colombo ao Senado. São várias alternativas. Se o MDB lançar candidato a presidente contra Alckmin, são diversas as alternativas.

 

MDB

No tradicional almoço da bancada, terça-feira, o ex-governador Paulo Afonso Vieira participou. Apresentou-se como pré-candidato ao Senado. O deputado Carlos Chiodini assumiu a liderança na Alesc e Fernando Coruja foi se despedir dos colegas. Assinou ficha no Podemos para disputar o Senado.

 

Fabiana no DEM

Presidente estadual do Democratas, o deputado federal João Paulo Kleinubing confirmou a filiação ao partido da empresária e esposa do deputado federal João Rodrigues, Fabiana Rodrigues.

A assinatura aconteceu na última sexta-feira, 7, quando findou o prazo legal para quem tem interesse de disputar as próximas eleições compor os quadros do partido.