Blog do Prisco
Coluna do dia

O xerife do Brasil

Ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, que tudo indica ainda age como se fosse agente do Executivo e não um juiz da Suprema Corte, cometeu mais um acinte, um disparate.

Ele não só recebeu como aceitou a solidariedade dos senadores da CPI do Circo, a maioria deles empilhando processos judiciais pelos mais diversos crimes, como também comentou, vejam só, que está conversando com os secretários de Segurança Pública dos estados para saber a quantas andam as mobilizações no dia 7 de setembro.

Se comporta como se estivesse no Ministério da Justiça, aliás, outro cargo no Executivo que ele ocupou no governo de Michel Temer, que foi quem o indicou para o Supremo Tribunal Federal.

 

Tensão máxima

Realmente, é o fim da linha. Ministro do supremo não tem, nunca teve e nunca terá esse tipo de atribuição, muito menos essa função. Mas o xerife pode tudo, manda e desmanda, é um déspota aprimorado. Os senadores receberam a informação com a maior naturalidade.

 

Queridinho dos canhotos

Cara de pau maior do que a do xerifão Xandão – como a esquerda carinhosamente chama esse cidadão – só a de Lula da Silva. O ex-presidiário declarou que ninguém tem autoridade moral para falar de corrupção no PT.

 

Fora do lugar

Lula da Silva deveria é estar cumprindo sua pena e não fazendo campanha ilegal fora de hora, causando todo esse tumulto no país. Não basta todo o estrago que já fizeram em 15 anos de poder? Realmente, essa turma se merece.

 

Daniela próxima do Patriota

A vice-governadora, Daniela Reinehr, foi convidada a embarcar no Patriota. Ela está sem legenda desde que deixou o PSL, acompanhando o movimento do presidente Jair Bolsonaro.

 

Direita

O Patriota é uma sigla identificada com a direita. Segundo informações de bastidores, a vice já estaria com a ficha em mãos, só faltando sua assinatura para formalizar o embarque no novo partido.

Evidentemente que se o nome de Daniela Reinehr for confirmado, trata-se de um reforço para o Patriota, sigla que almeja lançar nominatas proporcionais competitivas em 2022.

 

Dinheiro de SC

Durante visita a Araranguá o governador Carlos Moisés reafirmou ao líder do governo na Alesc, deputado Zé Milton, e ao prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, a intenção de aportar recursos do Estado para as obras de conclusão da BR-285, na Serra da Rocinha, no Extremo Sul. Moisés já havia sugerido a ideia ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, durante a audiência no Senado, há duas semanas, em que foi selado o acordo para que o governo do Estado aplique recursos para a conclusão das obras nas BRs 470, 163 e 280.

 

Crédito

Com atuação voltada para amenizar a crise do coronavírus, principalmente nas micro e pequenas empresas, o Sicoob viu crescer, em apenas um ano, quase 50% sua carteira de crédito para pessoas jurídicas. O saldo, que era de R$ 31,3 bilhões em julho de 2020, chegou a R$ 45,9 bilhões em julho de 2021. Mesmo aumentando nesta proporção, a inadimplência caiu um ponto percentual, chegando a apenas 1,8%.

 

Nicho

Segundo Francisco Reposse Júnior, diretor Comercial e de Canais da instituição, os números são importantes porque o Sicoob tem uma grande atuação fora dos centros urbanos, ou seja, o crédito foi voltado para pessoas jurídicas que, durante a crise, não contaram com o apoio de outros players do mercado financeiro.