Blog do Prisco
Manchete

Olhar do governo para o campo

O governador Jorginho Mello lançou, em Joaçaba, o Programa Estrada Boa Rural. O auditório da Unoesc estava abarrotado de lideranças. O número de prefeitos foi bastante expressivo: nada mais, nada menos do que 202 dos 295 prefeitos catarinenses. E ainda, 114 vice-prefeitos estiveram no local. Considerando os titulares, mais de dois terços marcaram presença. O programa é uma extensão do Estrada Boa, lançado pelo governo e que está revolucionando a situação das rodovias estaduais de Santa Catarina.

Segundo o levantamento da FIESC e da FETRANSESC, realizado no início de 2023, 73% das SCs estavam em situação crítica, consideradas em estado péssimo ou ruim. Hoje, a mesma avaliação é de 80% entre bom e ótimo. Isso foi possível graças ao investimento bilionário da administração estadual.

Empolgação

Agora, o foco se volta para o campo, o que é, sem dúvida nenhuma, uma abertura que entusiasma muito o produtor rural, o agronegócio, a agroindústria e a pecuária.

Semestral

O planejamento é no sentido de que as estradas vicinais sejam pavimentadas por etapas. Duas por município. Cada prefeito escolherá uma agora neste segundo semestre de 2025 e a outra no primeiro semestre de 2026.

Todo ouvido

O prefeito se reunirá com suas lideranças, com a comunidade, e definirá as obras que irá priorizar.

Mamão com açúcar

O Estado banca 50%. Através de um convênio simplificado, o dinheiro é transferido diretamente para a prefeitura.

O secretário da Infraestrutura, Jerry Comper – fotos>Secom, divulgação

 

Juro zero

A administração municipal que tiver condições financeiras integraliza os outros 50%. As que não tiverem essa condição, buscarão recursos no BRDE e no Badesc a juro zero. Isso porque o percentual de juros bancários será pago pela administração estadual.

Carência

E com um detalhe: o pagamento desses outros 50% para bancar a obra será num período de cinco anos, com um ano de carência e quatro para quitar o débito em parcelas mensais.

Via produtiva

Agora foi estabelecida uma exigência: para receber o asfalto, a estrada necessariamente tem que escoar a produção agrícola do município.

Cartão de visitas

De modo que não resta a menor dúvida de que o programa Estrada Boa, agora com seu desdobramento Estrada Boa Rural, tem tudo para ser o carro-chefe administrativo de Jorginho Mello na busca pela reeleição em 2026. Na campanha de 2022, ele falou em universidade gratuita, em avançar na questão das cirurgias eletivas e por aí vai.

Asfalto novo

Mas o Estrada Boa será o programa que tem tudo para impulsionar o seu projeto de recondução. Vale destacar, ainda, a figura do secretário Jerry Comper, deputado estadual do MDB, um parceiro de Jorginho que, em momento algum, teve seu trabalho questionado.

Ponta firme

Tanto é verdade que a Infraestrutura é uma das poucas secretarias onde mudanças não foram realizadas nesses dois primeiros anos e meio do governo Jorginho Mello.

Posts relacionados

Desgoverno potencializa desgaste vermelho em SC

Redação

Reconhecimento ao Hospital Marieta em Itajaí

Redação

Santa Catarina propõe Defesa Civil Integrada entre estados do Codesul em parceria com o Banco Mundial

Redação