Blog do Prisco
Notícias Últimas

OMUNGA lança campanha para arrecadar 20 mil livros para a Amazônia

A OMUNGA Grife Social e Instituto, com sede em Joinville (SC), lança nova iniciativa para levar mais educação a regiões distantes e vulneráveis do Brasil.

A campanha “20 mil Livros para a Amazônia” tem como objetivo arrecadar 20 mil livros novos ou usados para serem distribuídos em 19 escolas da cidade de Atalaia do Norte, no interior do estado do Amazonas, extremo Norte do País, a mais de 1000 quilômetros da capital Manaus.

A cidade de Atalaia do Norte é uma das mais distantes e vulneráveis do Brasil e possui indicadores sociais em patamares alarmantes, como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), considerado muito baixo, com apenas 0,450, um dos piores do Brasil.

A iniciativa é um complemente ao projeto OMUNGA na Amazônia que contempla ações de formações continuadas de professores durante dois anos, distribuição de livros para as escolas municipais, produção de um documentário e construção da primeira biblioteca da cidade. Como a pandemia tem limitado as ações da OMUNGA em campo, o foco agora é na captação de livros.

“Acreditamos que toda criança, independentemente de onde esteja, possui o direto a uma educação de mais qualidade, de forma a acessar o mundo que existe além das fronteiras da extrema vulnerabilidade de onde vive. E o livro apresenta-se como um instrumento para isso, proporcionando conhecimento e curiosidade crítica, além de ajudar a construir sonhos e a potencializar a coragem para realizá-los”, diz Roberto Pascoal, Fundador e Presidente-Executivo da OMUNGA.

Os livros infantis e infantojuvenis e os gibis, novos ou usados, precisam estar em bom estado de conservação e podem ser enviados para a sede da OMUNGA Grife Social e Instituto, que fica no Ágora Tech Park, no Parque Empresarial Perini Business Park, em Joinville, Norte de Santa Catarina.

A iniciativa já conta com parceiros como Editora Dentro da História, Perini Business Park e Ágora Tech Park. A expectativa é de que a meta de 20.000 livros seja alcançada até o mês de junho e que a entrega ocorra no segundo semestre de 2022.

O que é a OMUNGA?
A OMUNGA é um empreendimento social criado em 2013, em Joinville (SC), e tem como objetivo promover mais liberdade, autonomia e poder de escolha para crianças que vivem em regiões distantes ou isoladas, de extrema vulnerabilidade social, onde poucas ou nenhuma organização social atua, por meio da educação.
O trabalho consiste na formação continuada de professores e na construção de bibliotecas.
Atualmente, três projetos são promovidos pela OMUNGA: Projeto Escolas do Sertão (nas cidades de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí/PI), Livros para África (Luanda, capital de Angola) e OMUNGA na Amazônia (Atalaia do Norte/AM) que, no conjunto, beneficiam mais de 6.000 crianças e 550 professores.
Além da retomada do Projeto OMUNGA na Amazônia, em breve, serão lançados dois novos projetos: OMUNGA no Monte Roraima e OMUNGA na Ilha do Marajó. Assim, a OMUNGA passará a impactar em torno de 24 mil crianças e 2 mil professores das regiões mais distantes ou isoladas do Brasil.