Blog do Prisco
Artigos

OPERAÇÃO CURUMIM

A partir de hoje, dia 11 de abril, estaremos realizando a Operação Curumim, de proteção as creches e escolas do município.

Esta operação faz parte de um conjunto de ações de segurança que será realizado após o incidente em que um homem entrou em uma creche em Blumenau e matou quatro crianças.

Ao longo da semana estaremos colocando em praticamente todas as creches e escolas do município um guarda municipal ou agente da secretaria de segurança para supervisionar a proteger a rotina das unidades.

Da parte da Guarda Municipal, todos os Guardas foram convocados, mesmo os que atuam na área administrativa e outros órgãos, e todas as escalas foram unificadas para que tivéssemos o efetivo necessário para cobrir toda a rede.

Ao longo da semana chegaremos nas unidades de ensino antes da abertura, faremos uma vistoria nos ambientes para ver se não há ninguém, acompanharemos a entrada dos alunos e o fechamento dos portões.

Durante as aulas circularemos pelo ambiente e pelo entorno da creche ou escola observando tudo e interagindo com os servidores até finalmente acompanhar os pais buscarem as crianças no final do turno.

Isso se repetirá a tarde e só sairemos quando a escola ou creche for fechada.

Contaremos com o apoio da Polícia Militar, que também estará fazendo uma ação de “fecha quartel” e aumentando suas rondas nas escolas.

Ao longo da semana vamos ainda repassar algumas tarefas a serem executadas no período entre a entrada e saída das crianças, incluindo orientação da comunidade escolar, diagnóstico da segurança física das instalações e definição de procedimentos em caso de incidentes.

*Hoje, focaremos em tranquilizar todos.*

Enquanto isso, a prefeitura está implementando outras medidas recomendadas pela segurança municipal, acertadas com o Prefeito Topazio, para que tenhamos ações de curto, médio e longo prazo para aumentar a segurança e afastar o medo de forma definitiva.

Estas medidas, baseadas em inteligência preventiva, melhoria da estrutura fisica, governança local da segurança e treinamento da comunidade escolar, são as que realmente vão preparar a escola para esse novo desafio dos ataques, que mesmo isolados e pouco frequentes devem receber atenção por sua gravidade.

*Sei dos desafios e transtornos que esta operação está impondo a todos*, pelas mudanças na rotina e necessidade de comprometimento, mas acredito que todos percebem a importância do que estamos fazendo.

É nos momentos em que as pessoas tem medo que nossa vocação para proteger se torna mais forte e importante e nossa natureza especial como órgão de segurança se torna mais clara.

Boa missão para todos nós.

Comandante Araújo Gomes
Secretário de Segurança e Ordem Publica