Blog do Prisco
Notícias Últimas

Operação Intraneus: MPSC oferece denúncia pela suposta prática de 30 crimes de peculato

Servidor público municipal de Rio Negrinho, que está preso preventivamente desde 11 de outubro, também foi alvo de nova mandado de busca e apreensão

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 2° Promotoria de Justiça de Rio Negrinho, apresentou nesta sexta-feira (20/10) a denúncia pela prática de supostos 30 crimes de peculato contra o servidor público da Prefeitura de Rio Negrinho investigado e preso preventivamente na Operação Intraneus, realizada no dia 11 de outubro deste ano.

Os supostos crimes de peculato – que é o desvio de dinheiro público – e mais 25 possíveis crimes de falsidade ideológica teriam sido praticados entre setembro de 2022 e outubro de 2023. A Promotoria de Justiça estima que o prejuízo aos cofres públicos superaria R$ 3,3 milhões.

De acordo com a Promotoria de Justiça, parte desses valores já foi recuperada na Operação Intraneus – deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, em apoio a 2ª Promotoria de Justiça de Rio Negrinho – através da apreensão e do bloqueio de veículos, imóvel, maquinário, aplicações financeiras e bens supostamente adquiridos pelo servidor com as verbas desviadas.

Também nesta sexta-feira, executando mais uma etapa das investigações, o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Polícia Militar cumpriram novo mandado de busca e apreensão na residência do servidor.

Desta vez, os alvos da busca foram inúmeros objetos de luxo, eletrodomésticos e eletrônicos. O servidor segue preso preventivamente.