Blog do Prisco
Coluna do dia

Operação salvamento

Coordenador da bancada federal catarinense, o deputado Rogério Peninha Mendonça está empenhado em delicada operação política no Planalto Central. O pivô da celeuma é o PLN 18/2019, que prevê cortes orçamentários que podem chegar a R$ 54 milhões para Santa Catarina.

Peninha vai recorrer primeiro à líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann, com quem ele já solicitou reunião de urgência para tratar do assunto.

Os congressistas do estado vão cobrar explicações sobre a tesourada federal, que atinge as áreas de Educação, Rodovias e Equipamentos.

A reunião estava sendo articulada para ocorrer entre o final da tarde de ontem e a manhã desta quarta-feira. Caso não haja avanços na conversa com a deputada, Peninha poderá recorrer, novamente, da abertura que tem junto ao presidente da República. Ele e Bolsonaro são amigos há mais de 30 anos.

O dito projeto pode ser votado ainda nesta quarta, por isso a pressa dos líderes de Santa Catarina.

FRASE

“Se isso acontecer (aprovação do PLN 18/2019), todo o trabalho que temos feito desde o início do ano, com planejamento e uma lista de prioridades estará em perigo. Esse PLN não pode ser aprovado.” Rogério Peninha Mendonça, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense

Liderança

Depois de levar uma grande comitiva de jornalistas e empresários a Brasília para um café da manhã, semana passada, a Acaert agora traz o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a Florianópolis.

Ele fará palestra na Assembleia Legislativa, a partir das 10h30min de sexta-feira.

Errou a mão

O vereador Maikon Costa, do PSDB da Capital, exagerou na dose. Em uma entrevista à Rádio Guarujá, o parlamentar concordou com uma afirmação, feita no ar, de que a Câmara de Florianópolis seria um “prostíbulo.”

Fio da navalha

Já foi instalada uma comissão processante que pode culminar com a cassação de mandato de Costa. Ele, que já estava longe de ser unanimidade na Casa, conseguiu agora até a antipatia das servidoras do Legislativo Municipal. Sua situação é delicadíssima.

Clima

Em Balneário Camboriú, o clima de pré-campanha eleitoral começa a esquentar. O prefeito Fabrício Oliveira, que vai tentar a reeleição, deu declarações públicas, esta semana, criticando o governador. Na cidade, aliados do prefeito têm dito que a concessão do Centro de Eventos estaria emperrada por questões políticas. Moisés da Silva quer candidato do PSL no famoso balneário. O principal nome mapeado até aqui é o do comandante da Polícia Militar Rodoviária, Cel. Evaldo Hoffmann.

Compliance

Advogada Camila de Souza preside um dos painéis da I Jornada Brasileira de Compliance, que ocorre na quarta e na quinta em Florianópolis, na sede da OAB. Palavra relativamente nova no vocabulário dos brasileiros, o compliance ganha espaço por representar obstáculo extra para prevenir e barrar práticas danosas, como a corrupção.

28Cultura do bem

Camila explica que a intenção dos programas de compliance é garantir o cumprimento voluntário, por empresas, de todas as leis, normas e regulamentos do seu setor de atuação e do país em que opera. No painel, que terá a participação da Data Protection Officer (DPO), Andrea Willemin e do consultor Maurício Rotta, vão discutir a proteção de dados pessoais e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A norma, que entra em vigor em agosto de 2020, exige a adequação de empresas de todos os portes e diversos segmentos e prevê punições severas para vazamentos ou uso inadequado de informações pessoais armazenadas pelas organizações.

Posts relacionados

Coluna do Dia

Autor

HC de Lula

Autor

Gean chega forte

leander