Blog do Prisco
Notícias Últimas

Oportunidades para ampliar exportação de carnes são apresentadas em evento de negócios

Gestor global de comercialização vai estar em Santa Catarina no Fin Business Forum para falar sobre como aumentar ainda mais a competitividade do produto brasileiro

O argentino Fausto Martin Brighenti, autoridade internacional em comercialização de proteína animal e vice-presidente global da Ideal Leader Trading, empresa especializada em aproximar frigoríficos da América do Sul de compradores globais, vem a Florianópolis como palestrante do FIN Business Fórum, evento que vai reunir representações de 16 países – a maioria europeus – e apresentar aos catarinenses oportunidades de negócios com mercados da Europa, da África e da Ásia. Vocação natural do estado, as carnes podem ter espaço importante na expansão de vendas para esses continentes.

O Brasil nos últimos 20 anos multiplicou por sete sua capacidade de produção de proteína animal. Hoje o País exporta 2.7 milhões de toneladas de carne – e Santa Catarina é líder em vendas de aves e suínos, sendo o único credenciado para exportar para o Canadá. Apesar dos números positivos, há espaço para crescimento. Maior mercado global, a China responde por 48% das vendas brasileiras e deve manter a demanda em alta – reflexo da melhoria da qualidade de vida da população que enriquece com o desenvolvimento do país. Em paralelo, é preciso diversificar – e mirar na Europa.

“É preciso mostrar que a produção da carne brasileira está alinhada com a sustentabilidade. Mostrar que o animal está sendo criado sem impactos ao meio ambiente e que o produtor aproveita ele em sua totalidade, sem desperdícios. É necessário comunicar este processo para criar uma imagem positiva das empresas. Assim, o empresário conseguirá participar de fundos internacionais ligados à economia verde, garantindo vitalidade para o negócio”, diz Brighenti.Segundo ele, a preocupação com a produção ambientalmente sustentável é essencial também para manutenção dos mercados já conquistados. “A economia chinesa em alta faz crescer a demanda. Mas o país precisa respeitar as leis ambientais e cumprir com rigor as normas sanitárias para manter o posto de grande fornecedor”.

Com o câmbio favorável, o produto brasileiro ganha muito em competitividade. Mas é preciso encontrar meios de ampliar ainda mais a produção com rígidos controles sanitários e ambientais. A palestra de Brighenti faz parte da programação do FIN, que será realizado nos dias 11 e 12 de maio, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, e que deve receber mais de 3,5 mil visitantes. .

O evento é promovido pela Câmara Brasil-Portugal de Santa Catarina e pela Associação de Jovens Empresários Portugal-China. Na Feira serão compartilhadas inovações em áreas como Cidades Inteligentes, Energias Limpas, Agrotecnologia e Indústria 4.0.