Blog do Prisco
Coluna do dia

Oposição já vê elementos para impedimento

Oposição já vê elementos para impedimento

Líderes do PSDB, DEM, PPS e até mesmo do PMDB, que já parece mais oposição do que integrante da base aliada, já vêm elementos suficientes para levar adiante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ontem, cerca de 50 congressistas promoveram um ato no Salão Verde da Câmara, pedindo o afastamento da atual mandatária.

O rebaixamento da nota do Brasil pela principal agência internacional de risco, colocando o país na condição de iminente caloteiro, foi a gota d’água.

A repercussão, avaliam cabeças coroadas, será muito mais política do que econômica, e até a Velhinha de Taubaté sabe que a degola de governantes é um ato puramente político.

Além de estamos na série B do campeonato mundial de pagamento de contas, parlamentares e líderes favoráveis ao impedimento de Dilma identificam como gravíssimas as chamadas pedaladas fiscais e o financiamento da campanha reeleitoral, com dinheiro tungado da Petrobrás.

Como o Brasil caminha celeremente para o buraco nas mãos da petista, os parlamentares sinalizam que agora estão dispostos a assumir o seu papel, independentemente do posicionamento de outras instituições como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

 

Emergência

O sinal vermelho nas agências de classificação de risco acendeu no dia 31 de agosto, quando o Planalto mandou ao Congresso um orçamento que é um escracho, com déficit de R$ 30 bilhões. Nunca antes na história, em apenas nove dias, uma agência mudou tão rapidamente a nota de um país.

 

 

Terras indígenas

Os donos de terras que passaram a ser consideradas reservas indígenas poderão ser indenizados pela União. É o objetivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 71/2011, aprovada  pelo plenário do Senado. A PEC,  de autoria do senador Paulo Bauer, e que faz parte da chamada Agenda Brasil, foi aprovada por unanimidade e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

 

 

Alarmante

Deputado Luiz Fernando Vampiro (PMDB) considera alarmante a insegurança pública no Sul. Só este ano, foram 68 homicídios na região da Amrec, liderada por Criciúma, terra do vice-governador Eduardo Pinho Moreira. Vampiro cobrou medidas para solucionar a crise de segurança. Na proporcionalidade, Criciúma está mais violenta do que Joinville, a maior cidade do Estado.

 

 

Nome em Ituporanga

Secretário Milton Hobus (Defesa Civil) pilotou reunião, quarta-feira à noite, com lideranças do PSD em Ituporanga e abonou a ficha de filiação do empresário Heinz Kurtz. O neo pessedista já colocou o nome à disposição do partido para disputar a prefeitura da Capital da Cebola, em 2016.

 

 

Manutenção

O governo tem dificuldade de construir novos presídios e também para manter os que já existem. Foi deferida, em 2º Grau, conforme requerido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a completa recuperação da estrutura física do presídio de Tijucas. O objetivo das reformas e adequações é sanar as irregularidades apontadas por laudos técnicos do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e de Engenharia.

 

 

Deboche

A peça orçamentária que o Planalto enviou ao Congresso se autoconcede o prazo de mais cinco anos para as obras rodoviárias (BR-470, BR-280 e BR-101) serem concluídas.