Blog do Prisco
Notícias

Os 30 anos da Constituição de 1988 em pauta

Grupo de Pesquisa em Constitucionalismo Político promove evento na UFSC para rever as três décadas do conjunto de leis que rege o país

 Advogado, doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, ex-deputado estadual constituinte e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Salomão Ribas Júnior – hoje sócio do escritório Menezes Niebuhr Advogados Associados -, é um dos convidados do painel sobre A Judicialização das Eleições nos 30 anos de Constituição. O debate acontece na próxima quinta-feira, 7 de junho, às 20 horas, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina, em mesa composta ainda por Angela Albino, ex-deputada federal e bacharela em Direito pela Univali, e por Marcelo Peregrino, advogado eleitoralista, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral e doutorando em Direito pela UFSC.

Salomão Ribas Junior – foto>divulgação

A promoção é do Grupo de Pesquisa em Constitucionalismo Político (GConst – UFSC), que pretende fazer uma análise dessas três décadas da constituição promulgada em 5 de outubro de 1988. A carta magna se transformou num símbolo do processo de redemocratização do país. Com ela a sociedade brasileira viu o retorno da democracia – após 21 anos de ditadura militar -, e resgatou direitos individuais e sociais, entre eles a liberdade de expressão. O evento é aberto a toda a comunidade.