Blog do Prisco
Coluna do dia

OS BASTIDORES DA DISPUTA PELA OAB

Os bastidores da disputa pela OAB

Enquanto o grupo do atual presidente da seccional catarinense da OAB, Tullo Cavallazzi Filho, fechou questão em torno do nome que vai disputar a sucessão, Paulo Brincas; a oposição interna se movimenta até agora com duas candidaturas: a de Adriano Zanotto, que já desempenhou a função em duas oportunidades, e a do advogado criminalista Hélio Rubens Brasil, presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de SC, Acrimesc. Em princípio, este último deve ter penetração maior no segmento dos causídicos criminalistas.

Esta terceira candidatura, que é novidade, deve beneficiar Brincas, pois tende a dividir os votos que a atual diretoria não conquistar.

O grupo liderado por Cavallazzi está unido, muito embora outro diretor, Marcus Antônio da Silva, o Marcão, tenha manifestado o desejo de ser o candidato. A ligação político-partidária dele acabou sendo um entrave. Marcão já foi vereador em Brusque, pelo PMDB, partido com o qual ainda mantém laços. Sua candidatura politizaria de vez a disputa pela presidência de uma entidade apartidária. O principal nome oposicionista, o próprio Zanotto, é filiado ao mesmo PMDB. Já foi até candidato a deputado federal pela legenda.

 

 

 

Pauta

Em entrevista ao SBT Meio-Dia de ontem, o governador Raimundo Colombo revelou que espera que o projeto de fusão das agências reguladoras seja votado nesta terça, 30, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.

 

 

Açodamento

Raimundo Colombo também não esconde mais a contrariedade com o açodamento do processo sucessório. Nos bastidores dos partidos e na movimentação das principais lideranças o assunto é um só: alianças e conquistas em 2016 com vistas ao fortalecimento para a disputa de 2018. “É um desrespeito com a sociedade,” assinalou.

 

 

Na conta

No dia 17 de julho, o funcionalismo público estadual recebe a primeira parcela referente ao 13˚ salário, o que equivale a mais de R$350 milhões de reais. Quem garantiu foi o governador, lembrando que estes recursos injetados vão contribuir para movimentar a economia do Estado.

 

 

Petardo

Da tribuna da Câmara, o deputado Marco Tebaldi (PSDB) não poupou Raimundo Colombo e o prefeito de Joinville, Udo Döhler. Sugeriu que os dois estariam inertes ante a escalada da violência na maior cidade do Estado. “Até quando o governador do Estado vai ficar de braços cruzados, sem fazer nada? E o prefeito? Quando irá assumir a prefeitura de verdade?” Semana passada, num mesmo dia, houve três assassinatos, inclusive de um menino de seis anos, ceifado por uma “bala perdida.”

 

 

Caravana do 15

Deputado Aldo Schneider, vice-presidente da Alesc, saiu confiante dos dois encontros de mobilização do PMDB no fim de semana. Em Balneário Camboriú e Indaial houve grande participação de filiados e simpatizantes. Os peemedebistas se mobilizam para não perderem terreno em 2016. Aldo alertou para o “pouco tempo” que falta para a atração de novas lideranças e candidatos em torno dos projetos do PMDB.

 

 

Saindo do muro

A própria presença de José Serra em Balneário Camboriú, sábado, é um indicativo claro de que ele novamente pretende disputar a presidência da República. Tem dito isso a interlocutores próximos. Mas há dois problemas para ele: Aécio Neves e Geraldo Alckmin.