Blog do Prisco
Manchete

Os motivos do adiamento da convenção do PP e os desafios de Tiscoski

O saldo da reunião de lideranças do Progressistas-SC, semana passada, que definiu pelo adiamento da convenção para eleger a nova Executiva estadual da legenda, cuja prazo fatal seria 5 de outubro, foi animador para a cúpula.
Estatuariamente, foi a forma que o comando partidário encontrou para não “fechar” o partido em seu principal colegiado para a eventual chegada de novas filiações de expressão visando o pleito municipal do ano que vem.
Há várias conversas nessa direção. O ex-governador Raimundo Colombo e o ex-deputado Gelson Merisio estão na mira do Progressistas.
Aldo Rosa, secretário-geral do partido no estado, assegura que Merisio, mesmo que não se filie, ajudará o projeto da legenda em 2024.
O ex-governador Colombo já esteve em conversas com os principais expoentes do PP-SC, inclusive o senador Esperidião Amin. Mas certamente ele vai aguardar o desfecho do processo de cassação/perseguição do senador Jorge Seif para definir seu futuro partidário. Segue filiado ao PSD.
O lageano ficou em segundo lugar na eleição ao Senado ano passado. “Não temos qualquer dificuldade com essas lideranças, com quem já estivemos juntos por muito tempo no passado, seja pela Arena, pelo PDS ou pelo PFL,” contextualiza Aldo Rosa.

UNIDADE

O desafio do experiente Leodegar Tiscoski, que tem longa ficha de serviços prestados no poder público, seja como deputado, secretário de Estado ou em outras funções, seja como dirigente do Progressistas, é fazer a melhor eleição do partido em todo o Brasil.
A legenda, como qualquer agremiação política de porte, tem suas divergências, mas no momento existe um equilíbrio que pode virar uma unidade mais sólida.
Os três deputados estaduais do Progressistas-SC, Zé Milton, Altair Silva e Pepê Collaço participaram ativamente da reunião da semana passada.
Silva não pode se deslocar de Chapecó por questões pessoais, mas participou pela via remota.

foto> Da E para a D – Pepê Collaço, Beth Tiscoski, Silvio Dreveck, Leodegar Tiscoski, Esperidião Amin, Aldo Rosa, Valmir Comin e Zé Milton / Progressistas-SC, divulgação