Blog do Prisco
Coluna do dia

Os movimentos de Amin e Merísio

Os movimentos de Amin e Merísio

Tanto nos discursos como nas conversas e articulações de bastidores está explícito que os deputados Esperidião Amin (federal-PP) e Gelson Merísio (estadual-PSD) almejam chegar a 2018 cacifados na cabeça de chapa para a disputa estadual.

Na segunda-feira à noite, em Itajaí, durante a primeira edição do Fórum de Santa Catarina, promovido pelo Conselho Regional de Administração e pelo SBT-SC, o quadro ficou explícito.

Merísio fez questão de destacar as projeções de crescimento do PIB de Santa Catarina, na casa dos 2%, em contraste com queda percentual semelhante no contexto nacional. Ele é o presidente licenciado do PSD, partido que divide o governo com o PMDB. Já Amin não poupou a gambiarra (reforma) política gestada no Congresso Nacional. O ex-governador afirmou que passará os próximos anos de mandato em Brasília dedicado a elaborar um plano nacional de eficiência na administração pública, pois “é imprescindível fiscalizar quem trabalha com dinheiro da população.” Discursos de candidatos!

 

 

Reforço interno

Nos bastidores, o progressista acertou os ponteiros com Joares Ponticelli e vai ser eleito presidente estadual do PP na convenção de 29 de agosto. Já Merísio aproveitou a passagem por Itajaí para praticamente selar a chegada dos ex-petistas Thiago (vereador) e Volnei Morastoni (ex-prefeito e ex-deputado) às hostes pessedistas. Os dois devem se juntar a inúmeros prefeitos, vereadores e lideranças que o presidente da Assembleia vem trazendo para o partido.

 

 

Vice

No caso de confirmação da ida dos Morastonis para o PSD, o vereador Thiago, que foi candidato a vice-governador na chapa de Cláudio Vignatti no ano passado, pode ser companheiro de chapa de Paulo Bornhausen em 2016 nas eleições de Itajaí.

 

 

Vácuo

A saída de Thiago e Volnei Morastoni do PT deixa o partido acéfalo na cidade portuária, hoje a que reúne o maior PIB do Estado. Antes deles, o suplente de deputado Níkolas Reis já havia deixado às fileiras vermelhas. Milita hoje no PDT. O quadro pode forçar o deputado federal Décio Lima a disputar a prefeitura contra Bornhausen e o próprio clã Morastoni, ebomora esse não seja o desejo dele.

 

 

Humor

Circulando nos meios políticos da Capital Federal  a seguinte assertiva: Dilma está com TPM. Tensão Pré-Manifestação.

 

 

Rodovia LHS

Em tramitação mais uma homenagem ao ex-senador e ex-governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, que faleceu no dia 10 de maio deste ano. O deputado federal Mauro Mariani (PMDB) protocolou projeto que denomina “Rodovia Governador Luiz Henrique da Silveira” o trecho da BR-116 que corta Santa Catarina.

 

 

Polêmica

As Medidas Provisórias, enviadas pelo governo do Estado, que mexem nas indenizações pagas aos servidores da segurança pública, foram admitidas na CCJ da Alesc ontem. Os servidores dizem que haverá perdas salariais. O governo afirma que haverá aumento nos vencimentos.

 

 

Sinal

Deputado Silvio Dreveck (PP) apresentou projeto de lei na Alesc que estabelece um prazo máximo de 60 dias para a concessão de licenças para a instalação de antenas de telefonia em Santa Catarina.