Blog do Prisco
Destaques

Os reflexos da chapa pura tucana em SC!

Deputada federal Geovania de Sá (PSDB), que tem base eleitoral em Criciúma, avisou a dirigentes tucanos de Santa Catarina que aceita ser candidata a vice-governadora em chapa pura do partido. A composição, se ocorrer de fato, será encabeçada pelo senador Paulo Bauer, que foi candidato a governador em 2014.
A parlamentar havia sido convidada para o desafio há três semanas. Na sexta-feira passada, em Laguna, Bauer reforçou o convite. Ela declinou, mas reavaliou durante o fim de semana, depois de ser muito pressionada por lideranças tucanas. Inclusive pelo prefeito de Criciúma e seu correligionário, Clésio Salvaro.
É mais um passo para consolidar a chapa pura do PSDB. Geraldo Alckmin vai ter muita dificuldade para atropelar o processo em Santa Catarina, considerando-se que o cabeça é um senador da República, líder da bancada no Senado; que a candidata a vice é uma deputada federal com boa atuação no primeiro mandato; e que o candidato ao Senado é um jovem líder, ex-prefeito da terceira maior cidade catarinense (Napoleão Bernardes). É impossível imaginar o presidenciável tucano atropelando esses nomes e lideranças em favor de Esperidião Amin, do PP.
Palanques múltiplos
Outra variável importante. Se fechar com Amin, o ex-governador de São Paulo pode esquecer o apoio do MDB Barriga-Verde. Já se os tucanos realmente forem de chapa pura, Alckmin pode ter três palanques no Estado. O do próprio partido, o do Manda Brasa e de Gelson Merisio. Poderá ter até um quarto, caso Amin resolva candidatar-se ao governo, mesmo que tenha como parceiro somente o DEM do amigo João Paulo Kleinübing.
Bom senso
A menos que o candidato a presidente pelo PSDB tenha perdido o juízo, o que não é uma característica de sua longa trajetória, muito pelo contrário – ele não vai abrir mão da possibilidade de frequentar três ou quatro palanques em troca de apenas um!
Quatro frentes
O avanço nas costuras para a hipotético chapa pura do PSDB catarinense, nesta reta final, é uma cristalização do processo. Os tucanos parecem realmente dispostos a irem para a disputa no melhor estilo puro sangue. Neste caso, teríamos quatro grandes candidaturas ao governo, se considerarmos que PSD e PP estarão juntos! É pouco provável que Esperidião Amin consiga a indicação para tentar novamente chegar ao Centro Administrativo apenas com o DEM a tiracolo. dele.
Napoleão, Bauer e Geovania. À D, o prefeito Clésio Salvaro, decisivo para que a deputada aceitasse ser vice – foto>divulgação
Bornhausen se manifesta
Ex-governador, ex-senador e ex-ministro Jorge Konder Bonrhausen, entrou em contato com o colunsita depois da repercussão do post – no Blog do Prisco – informando que ele estaria no centro de uma articulação para isolar o PSD e Gelson Merisio. E fortalecer o projeto presidencial do amigo Geraldo Alckmin (PSDB). O texto está no https://www.blogdoprisco.com.br/articulacao-para-isolar-o-psd/.
Aspas
 “Caro Prisco. Esclareço ao amigo que não estou fazendo nenhuma articulação. Apenas dou conselhos a quem me pede. Juntar numa chapa só os que têm votos será bom para SC. Torço que isto aconteça. Pelo Brasil, tenho me empenhado para que se consolide o melhor candidato, (Geraldo) Alckmin. Homem público correto, ele está preparado para ser nosso Presidente. ABS do amigo Jorge. Desejo, na mesma chapa, Raimundo (Colombo), Paulo Bauer, (Esperidião) Amin e (Gelson) Merisio. Espero que a racionalidade e o espiro público os levem a um entendimento. ABS Jorge”

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação