Blog do Prisco
Coluna do dia

Os shows dos Berger’s

O Tribunal de Contas do Estado condenou o ex-prefeito de São José, Djalma Berger, e o ex-superintendente da Fundação Municipal de Esporte, Luciano Heck, a devolverem R$ 390 mil, corrigidos desde 2012, aos cofres públicos. O dinheiro foi gasto em um show com o cantor Alexandre Pires naquele ano. Em seu despacho, o TCE pede providências ao Ministério Público de Santa Catarina. O show aconteceu na Arena Multiuso, no dia 30 de abril de 2012, para comemorar a abertura dos jogos dos servidores e o Dia do Trabalhador daquele ano.

A auditoria do Tribunal de Contas concluiu que o evento não poderia ser do jeito que foi, uma vez que foi bancado com dinheiro público, mas não foi aberto ao público, não tendo então caráter público.

A apresentação de Alexandre Pires só pôde ser acompanhada e apreciada por servidores públicos municipais e seus acompanhantes. Traduzindo a sentença do TCE: se o dinheiro que viabilizou o show é público, qualquer cidadão josefense teria direito de assistir ao espetáculo. Os auditores também concluíram que houve falhas por falta de licitação para a contratação da estrutura necessária à apresentação de Pires.

 

DNA

Problemas com shows e dinheiro público parecem uma característica da família Berger. Em 2015, o mesmo TCE condenou o irmão de Djalma Berger, hoje senador Dário Berger, a ressarcir os cofres públicos pela “contratação” do show fantasma do tenor italiano Andrea Bocelli, que deveria ter ocorrido na Capital em 2009, época em Dário era prefeito de Florianópolis. O caso foi extremamente rumoroso e os valores envolvidos, milionários.

 

Guerreiro

Ainda em tratamento médico, o vice-presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider, participou do encontro semanal da bancada do PMDB. O peemedebista, uma das referências no Legislativo estadual, luta contra um câncer e tem demonstrado uma vontade de viver que emociona e empolga os mais próximos.

 

Frase

“Nesses últimos 60 dias tive tempo para refletir sobre tudo. Sobre a minha vida e posso dizer a vocês que se fosse possível recomeçar, eu faria tudo outra vez”. Deputado Aldo Schneider, vice-presidente da Alesc, no almoço da bancada do PMDB.

 

Ligação no Meio-Oeste

Há algumas questões envolvendo governos que só saem do papel depois de muita pressão. É o caso da revitalização da SC-452 – que liga Monte Carlo à BR-470, facilitando, ainda, o acesso à Fraiburgo, Videira e Caçador – no Meio-Oeste.

 

Desenvolvimento

Esta semana, o deputado Natalino Lázare anunciou que o Deinfra informou, em ofício, que vai revitalizar a via, promover sua iluminação e construir o acesso no entroncamento da rodovia estadual com a BR-470. Aleluia! A melhora na infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento da produtiva região Meio-Oeste.

 

Nova direção

O novo presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf, tem atuação destacada no Planalto Norte. Desde ontem, vai estender suas habilidades e curriculum para o Estado. O empresário, de São Bento do Sul, foi eleito para pilotar a entidade pelos próximos dois anos. O primeiro vice-presidente é Antônio Rebelatto, de Chapecó.