Blog do Prisco
Coluna do dia

Os superministros de Bolsonaro

O governo de Jair Bolsonaro começara com três ministros fortíssimos, já chamados de superministros. Paulo Guedes na Economia, Onyx Lorenzoni na Casa Civil e agora o juiz Sérgio Moro na pasta da Justiça.

Sem sombra de dúvidas, o nome de Moro agrega muito para Bolsonaro. Um golaço do presidente eleito.

Importante frisar que se Moro quisesse seguir na magistratura ele aguardaria as vaga dos ministro Celso e Marco Aurélio Mello, que serão alcançados pelas aposentadoria compulsórias em 2019 e 2020.

Ao aceitar o ministério, o juiz da Lava Jato sinaliza claramente que opta pela carreira política e já surge como um nome fortíssimo à Presidência da República em 2022. Antes mesmo da posse do presidente eleito em 2018. Até porque, o próprio Bolsonaro já afirmou que é a favor do fim da reeleição. A Brasília da velha política e dos velhas práticas está em polvorosa!

 

Corrupção

Sérgio Moro no Ministério da Justiça significa que Jair Bolsonaro vai atuar firme no combate à corrupção, o que era uma das maiores preocupações de seus adversários!

 

Fichas

Os três superministros têm a ficha limpa, apesar das longas carreiras, notadamente de Paulo Guedes e Lorenzoni, nas áreas econômica e política.

 

Ativismo

O PT vai tentar reforçar o discurso de perseguição a Lula da Silva, preso por corrupção e lavagem de dinheiro, depois do anúncio de Sérgio Moro no Ministério da Justiça.

Balela. As investigações que desaguaram na Lava Jato começaram muito antes de se falar em Bolsonaro presidente e em Moro como símbolo do combate à corrupção.

 

Aleluia!

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou que a Rússia irá retomar as importações de carnes do Brasil. As cargas brasileiras poderão ser embarcadas para o território russo a partir de 01 de novembro. Como maior exportador de carne suína do país, Santa Catarina comemora a novidade e aguarda a liberação de novas plantas.

 

Expectativa

Segundo o Serviço Federal para Vigilância Sanitária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), foram reabilitadas algumas plantas localizadas no Rio Grande do Sul das empresas Alibem Alimentos, da Adele Indústria de Alimentos e da Cooperativa Central Aurora Alimentos. A expectativa do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, porém, é de que a Rússia em breve volte a comprar carnes também dos frigoríficos localizados em Santa Catarina.

 

Campanha em Joinville

O lançamento da “Chapa 81 – Advocacia Unida”, que tem o advogado de Joinville Maurício Voos como candidato a Vice-presidente da OAB estadual, reuniu cerca de 500 advogados no Restaurante Glória, na noite de terça-feira. Foram apresentados também o candidato a presidente da OAB/SC, Rafael Horn (Florianópolis), que tem o apoio do atual presidente da Seccional catarinense, Paulo Brincas, a nominata estadual completa e para a OAB Joinville.

 

Advogada candidata

Para a Subseção de Joinville, a “Chapa 101 – Advocacia Forte & Unida” tem como candidata a presidente Maria de Lourdes Bello Zimath, em apoio à Chapa 81 (estadual).  As eleições da OAB/SC ocorrerão no dia 28 de novembro.

 

Sugestões

Do alto de sua experiência, o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) sugeriu prioridades na apresentação das emendas parlamentares ao Orçamento dos próximos anos. Foi durante reunião do Fórum Parlamentar Catarinense.  O tucano entende que as emendas de bancada devem ir para o  custeio da saúde, pronto atendimento básico, exames e procedimentos de média/alta complexidade. Também sugere a destinação de recursos para compra de ônibus escolares que serão entregues aos municípios.