Blog do Prisco
Destaques

Pacientes internados no HU recebem visita virtual para reduzir impactos no isolamento

Pacientes que estão internados no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) estão conseguindo falar com seus parentes por meio de videochamadas neste período em que as visitas estão restritas na unidade hospitalar. A iniciativa, implantada pelo Serviço de Psicologia do HU-UFSC com apoio da equipe multiprofissional, está permitindo reduzir os impactos negativos da internação neste período de pandemia.

Para a realização da chamada Visita Virtual, os pacientes que têm condições clínicas são autorizados a usarem seus celulares, inclusive na UTI (a unidade não permitia o uso desses aparelhos anteriormente). Para pacientes que não conseguem usar os celulares, a equipe de Psicologia disponibiliza tablets.

“A utilização do tablet vem se mostrando positiva, principalmente devido à facilidade de visualização dos pacientes e familiares diante do tamanho da tela, e facilidade da limpeza de tal dispositivo; possibilitando assim segurança para a utilização em diferentes leitos”, explicou a psicóloga residente em Saúde da Mulher e da Criança, Mayara Floriani.

Segundo ela, a Visita Virtual é realizada apenas com os pacientes que apresentam condições de compreender a situação e autorizam esta atividade verbalmente ou por meio de gestos. No caso de pacientes sedados ou entubados, é oferecida à família a possibilidade de enviar áudios que são repassados pela equipe no leito. “Em casos de agravo clínico, depois de analisar as condições tecnicamente, a equipe da saúde pode autorizar a visita presencialmente aos pacientes sem Covid-19”, acrescentou a psicóloga.

Mayara já acompanhou visitas virtuais e garante que o resultado é positivo. “O Serviço de Psicologia vem buscando em literaturas as possibilidades de estreitamento de comunicação entre equipe de saúde, paciente e familiares na tentativa de tornar a hospitalização mais humanizada, mesmo que em momentos complicados como o atual. O uso da tecnologia vem sendo muito citado e os retornos são positivos, até o momento”, afirmou.

No caso de pacientes que estão internados com suspeita ou confirmados com Covid-19, o Serviço de Psicologia tem contado com a participação dos demais profissionais da equipe de saúde, que levam até eles os tablets ou ajudam no uso de celulares, sempre com a orientação de um profissional de Psicologia. Isso ajuda a evitar o uso excessivo de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e garante que todas as unidades do hospital sejam contempladas com a possibilidade de visita virtual.

 

Unidade de Comunicação Social HU-UFSC/Ebserh

 

Legenda da foto: Abre-se a porta da incubadora na UTI Neonatal e coloca-se áudios do pai para o bebê ouvir. Essa estratégia nomeada como “horário com o papai”, introduzida pela psicóloga Zaira Custódio, busca aproximar pai e bebê e estimular a interação entre eles.