Blog do Prisco
Destaques

Pacote de concessões chama atenção de investidores italianos

Na última terça-feira, 10 de setembro, a Embaixada da Itália no Brasil promoveu no Consulado Geral da Itália em São Paulo mais uma rodada entre empresas e investidores italianos.

O Presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (CCIESC), Tullo Cavallazzi Filho, e o Secretário Geral Adjunto, Fernando Cascaes, acompanharam de perto a reunião.

Um dos temas debatidos e que despertou a atenção dos italianos foram obras de infraestrutura, por conta do pacote de concessões anunciado pelo Governo Federal, especialmente quanto às rodovias.

Foram debatidos os desafios e oportunidades dos investimentos na infraestrutura nacional, especialmente para as empresas italianas que operam neste setor de autoestradas e que prestam serviços tecnológicos a este nicho de mercado. O objetivo foi aprofundar novas formas de negócio, como estradas inteligentes e certificação de projetos de infraestrutura.

As empresas italianas demonstraram-se preocupadas com o excesso de burocracia e corrupção brasileira, porém, otimistas com o novo marco regulatório das licitações, o qual está em fase final de tramitação na Câmara dos Deputados.

Apesar do otimismo quanto ao acordo de livre comércio, as companhias italianas expressaram seu sentimento de apreensão em razão do alto custo da produção no Brasil, especialmente por consequência da carga tributária e legislação trabalhista do setor.

A organização foi da Embaixada Italiana no Brasil e do Consulado Geral da Itália em São Paulo. Estiverem presentes o Excelentíssimo Consul Filippo La Rosa, o conselheiro da Embaixada da Itália em Brasília, Sr. Carlo Jacobucci, e representantes das empresas italianas dos respectivos setores.

Na área de rodovias, marcaram presença, dentre outras, as italiana Gavio, Atlantia, Rina, Leonardo, Ecovias, Salini Impregilo, Spea.