Blog do Prisco
Notícias Últimas

Painel sobre perspectivas políticas reuniu cerca de 150 pessoas em Blumenau

A Associação Empresarial de Blumenau promoveu nesta quarta-feira (24), o painel eleições 2020, a fim de discutir as perspectivas políticas para o próximo ano eleitoral.

O evento reuniu os principais analistas políticos de Santa Catarina, os colunistas da NSC Comunicação, Upiara Boschi, Moacir Pereira e Pancho. Além disso, participaram do encontro empresários, autoridades locais e a comunidade em geral. Mediado pela apresentadora da NSC, Adriana Krauss, o evento reuniu cerca de 150 pessoas no auditório do Centro Empresarial de Blumenau.

O colunista Upiara Boschi analisou as mudanças da política que ocorreram desde as manifestações de 2013 e após o impeachment em 2015, chamando de ascensão da “nova política”. Upiara afirma que a onda 17 acabou e que nas próximas eleições as pessoas não vão votar nos desconhecidos, e o governo Bolsonaro será avaliado pelo trabalho que está fazendo agora.

“O PSL não é mais o portador da renovação, assim como outros partidos menores que surgiram na última eleição mudaram a sua condição, no próximo ano isso pode acontecer novamente”, afirma.

Moacir Pereira falou sobre o poder das redes sociais no cenário político e de como isto está em ascensão nas campanhas eleitorais. A reforma da previdência e as manifestações que ocorreram ao longo desse ano também foram assuntos abordados durante a apresentação.

“O Brasil ainda está em uma grave crise econômica e o país continua num período de brutalidade, entre esquerda e a direita. Portanto, há muitos desafios para os próximos anos, que incluem o segundo turno da reforma da previdência, uma possível reforma tributária e reforma do Judiciário”, comenta o colunista.

Pancho analisou o cenário político de Blumenau, falando sobre alguns nomes que estão sendo coitados para a disputa a prefeitura de Blumenau no próximo ano.

“Neste momento é importante que a comunidade acompanhe a movimentação de pré-candidatos porque esses nomes podem representar nossa cidade no próximo ano. Por isso é bom começar a ter atenção quanto aos planos de governo, mesmo que a eleição ainda pareça distante”, ressalta.

Perspectivas para Blumenau

O evento teve a abertura do diretor de mercado da NSC Comunicação, Adriano Araldi, que falou sobre a importância de reunir lideranças e a comunidade para debater sobre as demandas do município. Mesmo ainda faltando um ano para a eleição, o diretor falou sobre a necessidade de começar a discutir desde já o futuro do município.

O presidente da Acib, Avelino Lombardi, disse que os empresários são parte fundamental neste momento de eleições. O presidente comparou o voto a uma procuração, onde a comunidade assina para que a pessoa escolhida faça a gestão da cidade. O empresário defendeu a diminuição do Estado e a redução de impostos para melhorar a gestão do poder público.

“Blumenau é uma cidade imponente, é a capital do Vale do Itajaí e representa 32% do PIB catarinense. Mas não temos o apoio essencial para que os governos estadual e federal nos olhem com o devido valor, algo que temos que começar a mudar desde já”, ressalta.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt falou sobre a importância de eventos como este em um momento de construção e debate político. Além disso, o prefeito analisou que o calendário eleitoral deve ser discutido, pois, em ano de eleições há diversas dificuldades para celebrar convênios, fazer novas ações e há problemas com a burocracia.

“Acabamos de sair de um processo político e já estamos indo pra outro. Esse é um debate que precisa ser feito no Congresso”, finalizou.