Blog do Prisco
Coluna do dia

País na lata do lixo

Uma vergonha nacional, assim pode ser definida a decisão monocrática, isolada, solitária, do ministro Edson Fachin. De uma hora pra outra, resolveu simplesmente anular todas as condenações de Lula da Silva. Decisões que já tem alguns anos e que levaram o ex-mito ao xilindró.
Condenações, uma delas por Sérgio Moro e outra despachada pela juíza Gabriela Hardt, que foram revisadas e confirmadas em tribunais superiores. Por unanimidade. Por três desembargadores federais no TRF-4 de Porto Alegre; e depois, também por unanimidade de  cinco votos numa das turmas do STJ. Um dos votantes ali foi o ministro catarinense Jorge Mussi.
Duas cortes bem diferentes, instâncias distintas e bem distantes entre si, inclusive fisicamente foram  exatamente na mesma direção. Ou seja, além de Moro e Hardt, oito juízes reavaliaram  e confirmaram as condenações de Lula da Silva.

Que timing
Agora vem este ministro Fachin, que nunca havia sido juiz e jamais atuara como magistrado antes de ser nomeado por Dilma Rousseff ao STF, em 2015, um petista de carteirinha, e alega, depois de tantos anos, que a competência do julgamento não é da Vara de Curitiba. Por que não alegaram isso lá atrás?

Ditadura
É algo que está fugindo ao controle. As supremas, intocáveis togas mandam prender deputado, prender jornalista, anulam todas as condenações de um presidente presidiário, que estava cumprindo o restante da pena em casa. E vai ficar tudo por isso mesmo?

População encurralada
Já passou da hora de se colocar um freio no STF. Eles não podem tudo, não. Porque neste momento, nem a população pode ir às ruas contra uma decisão estapafúrdia dessas em função da pandemia.

Balela
Ah, mas ele quis preservar o Moro, cuja suspeição iria ser julgada esta semana e poderia anular toda a Lava Jato. Então melhor salvar Lula e preservar as investigações minuciosas de tantos e tantos que emparedaram os corruptos históricos deste país.

Suspeito até o gogó
Alto lá! A Justiça agora passa a adotar estratégias seletivas neste contexto? O que é isso? Ministros do STF têm essa prerrogativa, essa missão? Mesmo que tenha sido para preservar a Lava jato, mas não foi, evidentemente, o caso. Isso jamais poderia ter sido decretado dessa forma. O único e real objetivo foi pra livrar Lula. Na verdade, quem está eivado de suspeição é o próprio Fachin, cujo vídeo no palanque pedindo votos para Dilma em 2014 circula abundantemente pelas redes sociais, gerando revolta e ojeriza.

Maioria vermelha
Gilmar Mendes deve reagir. Uma das missões deste outro notório ministro é acabar com Sérgio Moro. O plenário do STF, contudo, deve comprovar o despacho de Fachin. A maioria da corte é de petistas nomeados nos longos 16 anos do PT no poder. Se confirmada mesmo, a decisão jogará definitivamente na lata do lixo a imagem do Judiciário brasileiro.

Prova dos nove
No mais, que venha Lula da Silva para a eleição. Vai percorrer o país, fazendo campanha depois de toda a roubalheira que liderou? Ele não vai ter coragem de enfrentar as urnas! Caso ouse vir, pois se sabe que escrúpulos e compromisso com a verdade é tudo o que ele não tem, ficaremos assim: pobre país que terá que escolher entre Bolsonaro e Lula em 2022.

Desastre econômico
Por fim, a manobra de Fachin teve, ainda, a capacidade de novamente levar insegurança jurídica aos investidores internacionais. O dólar disparou e a bolsa despencou  4% num único dia.
Ministro Fachin, Lula, o PT e seus apoiadores realmente estão de parabéns. Definitivamente, transformaram o país num galinheiro.