Blog do Prisco
Destaques

Palhoça participa de evento nacional sobre uso da tecnologia na gestão pública

Smart City Business Brazil Congress & Expo reúne, em São Paulo, líderes dos setores público e privado para trocar experiências sobre  inovação nos municípios

Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), o prefeito Camilo Martins e a secretária municipal de Administração, Cristina Schwinden Schmidt, participam do Smart City Business Brazil Congress & Expo (SCBBrC&E), em São Paulo. O evento une especialistas e líderes de iniciativas inovadoras e transformadoras de todo o mundo em um ambiente propositivo de negócios e, principalmente, de diálogo e exposições sobre temas de interesse para as cidades.

O SCBBrC&E é um dos eventos mais importantes da América Latina sobre cidades inteligentes, as chamadas Smart Cities, por estimular debates sobre o desenvolvimento e propagação deste tipo de gestão ao redor do mundo, além de empoderar formadores de opinião como executivos, empreendedores, representantes de cidades e imprensa especializada a compartilharem experiências, conhecimentos, ideias, visões, soluções e casos de sucesso que melhoram a qualidade de vida das pessoas por meio de tecnologias capazes de transformar as cidades.

No encontro, que termina nesta quarta-feira (24), autoridades de diferentes regiões do país e do mundo debateram as mudanças promovidas na administração pública a partir da inovação tecnológica, os novos desafios na gestão pública e a construção de cidades do futuro realidades transformadas.

O prefeito Camilo Martins lembra que Palhoça já é reconhecida por ser uma cidade inovadora, que estimula o uso de tecnologias na cidade para melhorar serviços, sem envolver recursos públicos. “A tecnologia na gestão pública reduz custos públicos e permite investimentos nas necessidades da população. Continuamos nessa linha e queremos expandir ainda mais uso de tecnologias avançadas que facilitam a vida das pessoas na cidade”, conclui.

Referência em inovação

Em 2016, Palhoça recebeu o prêmio “Boas Práticas em Gestão Pública”, promovido pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina, na categoria “Tecnologias de Informação para Transparência”.

Além disso, a administração municipal foi selecionada pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em 2018, promovido pelas Organizações das Nações Unidas e Ministério do Meio Ambiente, em duas categorias: Uso racional do papel e Tecnologia da Informação aplicada à sustentabilidade.

Neste ano, a Prefeitura de Palhoça foi uma das 13 instituições públicas de todo o país selecionadas no 8º “Redes WeGov” por utilizar, desde 2015, a plataforma eletrônica 1Doc para integrar o acesso às informações sobre documentos e processos internos da Prefeitura em todas as secretarias, autarquias e fundações da administração pública. Além disso, o programa é um canal de comunicação entre servidores e cidadãos por meio da ouvidoria. “O sistema facilita a comunicação interna e externa de forma eficiente e sustentável com redução de gastos e de burocracia”, enfatiza a secretária de administração de Palhoça, Cristina Schwinden Schmidt.

No dia 3 de julho, o prefeito Camilo Martins e a secretária municipal de Administração, Cristina Schwinden Schmidt, foram convidados a apresentar no Seminário Catarinense  de Gestão Municipal, Inovação e Transformação Digital em Blumenau sobre “Tecnologias e cidades: como o uso da tecnologia está transformando a gestão pública municipal”.

Em 5 de julho, Cristina participou também do IV Gestão Pública em Foco – A Cidade que Queremos, evento realizado pelo Conselho Regional de Administração (CRA/SC). Na ocasião a secretária mediou um painel de debates sobre Cidades Inteligentes.