Blog do Prisco
Notícias Últimas

Palhoça participa de seminário sobre uso da tecnologia na gestão pública

Evento ocorreu em Blumenau na última quarta-feira (03) comparticipação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários de administração e gestores de Tecnologia da Informação do estado 

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, e a secretária municipal de Administração, Cristina Schwinden Schmidt, foram convidados a apresentar no Seminário Catarinense  de Gestão Municipal, Inovação e Transformação Digital em Blumenau, na última quarta-feira (03), sobre “Tecnologias e cidades: como o uso da tecnologia está transformando a gestão pública municipal”.

Promovido pela Inova Soluções, com apoio da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), o evento tem como objetivo empoderar a gestão pública a tomar medidas de inovação.

Na encontro, autoridades de diferentes regiões do estado debateram as mudanças promovidas na administração pública a partir da inovação tecnológica, os novos desafios na gestão pública, a revolução do governo 4.0 e a construção das cidades do futuro.

O prefeito Camilo Martins afirma que a tecnologia na gestão pública reduz  custos públicos e permite investimentos nas necessidades da população. “Tornar os processos na atividade pública mais transparentes e rápidos é um compromisso com a satisfação do cidadão e a melhora é nítida”, conclui.

Referência e reconhecimento em inovação

Em 2016, Palhoça recebeu o prêmio “Boas Práticas em Gestão Pública”, promovido pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina, na categoria “Tecnologias de Informação para Transparência”.

Além disso, a administração municipal foi selecionada pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em 2018, promovido pelas Organizações das Nações Unidas e Ministério do Meio Ambiente, em duas categorias: Uso racional do papel e Tecnologia da Informação aplicada à sustentabilidade.

Neste ano, a Prefeitura de Palhoça foi uma das 13 instituições públicas de todo o país selecionadas no 8º “Redes WeGov” por utilizar, desde 2015, a plataforma eletrônica 1Doc para integrar o acesso às informações sobre documentos e processos internos da Prefeitura em todas as secretarias, autarquias e fundações da administração pública. Além disso, o programa é um canal de comunicação entre servidores e cidadãos por meio da ouvidoria.

A ferramenta atende vários municípios e a Prefeitura de Palhoça possui o maior engajamento (92,18%) e qualidade (9,8). “O sistema facilita a comunicação interna e externa de forma eficiente e sustentável com redução de gastos e de burocracia”, enfatiza a secretária de administração de Palhoça, Cristina Schwinden Schmidt.

Nesta quinta-feira (04), Cristina também participa do IV Gestão Pública em Foco – A Cidade que Queremos, evento realizado pelo Conselho Regional de Administração (CRA/SC) em alusão ao Dia do Administrador Público, comemorado em 5 de julho. Na ocasião haverá uma palestra sobre Cidades Inteligentes, as chamadas Smart Cities, e um painel mediado pela secretária de administração de Palhoça irá debater o assunto.