Blog do Prisco
Notícias Últimas

Palhoça recebe embaixador de Luxemburgo para abertura de um consulado na cidade

Prefeito recebeu uma carta do Grão-Duque de Luxemburgo, Henrique Alberto, oficializando a abertura do órgão.

 O prefeito Camilo Martins recebeu em seu gabinete o embaixador de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, e a cônsul Karen Schwinden, para tratar da instalação do consulado luxemburguês em Palhoça. Palhoça foi a cidade escolhida para sediar o quinto consulado de Luxemburgo no país e o único no estado, que tem mais de cinco mil descendentes de luxemburgueses.

O encontro teve caráter diplomático, já que o consulado não possui vínculos com o poder público e, por isso, não gera nenhum ônus ao município, apenas benefícios. Na ocasião, o prefeito recebeu, do embaixador e da cônsul, uma carta oficial enviada pelo Grão-Duque de Luxemburgo, oficializando a abertura do consulado em Palhoça. Após as apresentações, as autoridades presentes foram conhecer as instalações do órgão representativo de Luxemburgo na cidade.

O prefeito Camilo Martins lembra o motivo da escolha por Palhoça para sediar o órgão: “Em nossa cidade, residem diversas famílias originárias de Luxemburgo. Além disso, em municípios que já integraram o território palhocense, como Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Anitápolis, São Bonifácio, Garopaba e Paulo Lopes, também há uma grande quantidade de sobrenomes oriundos do país europeu. É uma honra fazer parte deste momento histórico para a nossa cidade. Somos gratos a todos os envolvidos, em especial a cônsul Karen, minha conterrânea, que não mediu esforços para que Palhoça recebesse o seu primeiro consulado”, ressaltou o prefeito.

 O órgão, que atende todo o estado, funciona na Rua José Maria da Luz, nº 2.827, no Centro da cidade, e o telefone para contato é (48) 3374-7801. As funções do consulado incluem acolher e proteger o luxemburguês em território brasileiro, baseado nas leis do país de origem, além de informar sobre o fornecimento de vistos e cidadanias para entrada no país europeu.

 Luxemburgo

Luxemburgo, o único Grão-Ducado ainda existente, é um pequeno país com pouco mais de meio milhão de habitantes, situado no continente europeu entre a Bélgica, França e Alemanha.

Posts relacionados

Paulo Bauer recebe alta neste sábado, mas só volta ao Senado em duas semanas

Autor

Aldo vistoria construção de ponte de concreto em Ibirama

Autor

Buligon em Brasília para consolidar o Avança Cidades

Autor