Blog do Prisco
Coluna do dia

Pandemia estatal

Quanto mais a pandemia avança e seus efeitos colaterais nefastos se aprofundam, mais a sociedade percebe a necessidade de enxugamento das paquidérmicas máquinas públicas neste país.

A mais recente ação a merecer duras restrições é a contratação de 90 novos auditores fiscais pelo governo do Estado.

Sim, sim, todo mundo sabe como é importante, necessário, fundamental, urgente, etc, etc, empregar mais servidores. Descontada a ironia, pois sempre é esta justificativa, nos dias atuais chega a causar perplexidade este tipo de argumento.

O Movimento Floripa Sustentável, por exemplo, já se manifestou contra a investida governista. O sentimento do grupo é de “extrema preocupação”.

Em nota, o Floripa Sustentável assinala que “Com a nova dinâmica criada pela pandemia mundial da Covid-19, tudo e todos estão mudando. O texto salienta a esperança da sociedade de que o poder público dê um “salto rumo a uma gestão pública mais moderna, criativa e inovadora.”

 

FRASE

 

“O momento é extremamente delicado e o que a população catarinense espera e precisa, é de mais investimentos em áreas estruturantes como o caso da saúde, educação e segurança pública”, finaliza, com apelo para que o governador se sensibilize com essas demandas essenciais da população.

 

Negativas

 

O ex-secretário da Casa Civil, Amândio João da Silva Júnior, reafirmou que a imagem de uma conversa em vídeochamada entre ele, os empresários Samuel Rodovalho e Márcio Mendonça e o ex-assessor especial da Casa Civil, Sandro Yuri Pinheiro, ocorreu em período que não integrava o governo do Estado. À CPI dos Respiradores, o depoente também negou ter envolvimento com os procedimentos para a aquisição dos aparelhos.

 

Fim do recesso

 

Depois de reduzir os salários dos vereadores e de manter a realização de sessões virtuais mesmo com a pandemia do coronavírus, a Câmara de Vereadores de São José, sob a presidência do vereador Michel Schlemper (MDB), aproveita o momento em que o coronavírus exige presença das autoridades constituídas, para encaminhar o fim do recesso legislativo previsto para o período de 16 de julho a 1º de agosto.

Foi aprovado parecer favorável da Comissão de Constituição Justiça e Redação ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica n. 001/2020, subscrito por todos os vereadores, que prevê a suspensão do recesso deste ano e abre caminho para que ele deixe definitivamente de existir.

 

Covid19

 

Carlos Moisés é o oitavo governador de estado diagnosticado com o coronavírus no Brasil. O catarinense segue em isolamento e terá que conviver com as lembranças, incômodas, pra dizer o mínimo, de uma recente aparição sua numa festa em Gaspar. Ele estava sem máscara e no meio de uma aglomeração de pessoas. Sem dúvida, é mais uma dificuldade que se soma ao quadro delicado de Moisés da Silva.

Em isolamento, como ele vai, por exemplo, escolher os novos secretários para postos-chave no governo, entre tantas outras questões que ele precisa encaminhar com urgência?

 

Desolação

 

Quem teve que sair de casa ontem de manhã, em qualquer região de Santa Catarina, observou um quadro desolador. Destruição, sujeira e destroços para todo lado. Novos prejuízos para o comércio, os autônomos e o poder público. Em plena pandemia!