Blog do Prisco
Destaques

Panorama nas maiores cidades depois de encerrada a apuração

Embora ocorressem  sinais de que poderia haver um desfecho de primeiro turno nas três maiores cidade, possibilidade que sempre foi aventada como muito remota, acabou dando a lógica em Joinville, Florianópolis e Blumenau.

No Norte, o prefeito Udo Döhler chega forte para o segundo turno contra o deputado estadual Darci de Matos. Resta saber como ficarão as composições daqui pra frente, já que o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) dificilmente apoiará o atual alcaide. Por outro lado, é preciso avaliar com cuidado o que o apoio dele a Matos pode significar aos olhos do eleitorado. Os partidos menores também serão cobiçados. Sempre lembrando que segundo turno é uma nova eleição.

Em Florianópolis, o deputado estadual Gean Loureiro e a ex-prefeita Angela Amin revivem o tradicional Fla x Flu da política catarinense: PMDB x PP. Angela tem como vice o PSD, que, além de Joinville, também disputa o segundo turno em Blumenau, onde o atual mandatário, Napoleão Bernardes (PSDB) vai para a nova rodada contra o deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD). Os dois revivem o segundo turno de 2012. Ou seja, o PMDB está presente no segundo round em dois dos três maiores. O PSD está na cabeça em dois e como vice em um. E os tucanos firmam posição em Blumenau.

Já se antevê aí a queda-de-braço entre essas legendas com vistas a 2018, principalmente entre PMDB e PSD, hoje aliados, mas que tem tido animosidades que podem ser insanáveis pelos próximos dois anos.

Chapecó

O grupo de Gelson Merísio, João Rodrigues e José Caramori, trio do PSD, e mais o presidente estadual do PSB, Paulo Bornhausen, comemoram a reeleição de Luciano Buligon. O time está mais abrangente com a presença do PSB e mantém a hegemonia na Capital do Oeste.

Lages

Raimundo Colombo, que não havia conseguido emplacar o pupilo Antônio Ceron em 2012, perdendo para o prefeito Elizeu Mattos, que sofreu brutal desgaste, agora comemora a vitória do correligionário. Na reta final, inclusive, o governador mergulhou de cabeça e pessoalmente na campanha. Deu certo. Marcius Machado foi muito bem, consolidou seu nome para o futuro, assim como Roberto Amaral, estreante na política, e que foi muito bem votado.

Criciúma

O PSDB voltou ao poder com tudo. O ex-prefeito Clésio Salvaro, depois de ter sido cassado e sofrido vários revezes judiciais, confirmou a candidatura e também uma vitória indiscutível nas urnas. Retorna em grande estilo e fortalece o PSDB para os próximos anos.

Itajaí

Depois de não conseguir se reeleger prefeito em 2008, o ex-deputado Volnei Morastoni saiu do PT, entrou no PMDB e conquistou o sonhado segundo mandato. A eleição foi apertadíssima e também é muito significativa para o partido. A vereadora Anna Carolina ameaçou quebrar a polarização, que dura mais de 20 anos, entre Volnei e o grupo do atual prefeito, que completa o quarto mandato, Jandir Bellini.