Blog do Prisco
Manchete

Parlamentares catarinenses assinam o pedido de impeachment do Ministro do STF Luís Roberto Barroso

Na semana passada, parlamentares catarinenses assinaram o pedido de impeachment do Ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso. Ele foi denunciado por crime de responsabilidade,  segundo a Lei do Impeachment (1.079, de 1950), por exercer atividade político-partidária ao afirmar, no dia 12 de julho, no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que “nós derrotamos o bolsonarismo”. O pedido conta, ao todo, com assinaturas de 70 deputados e 12 senadores.

O deputado Gilson Marques (NOVO-SC), explica que o processo de impeachment de um ministro do STF é uma atribuição do Senado Federal, mas que a denúncia pode ser feita por qualquer cidadão, inclusive deputado.

“Não podemos ficar quietos diante desses posicionamentos e do descumprimento da lei. Foram várias falas que representam partidarismo e parcialidade. É um absurdo! Essa postura causa insegurança jurídica e é totalmente incompatível com a honra, dignidade e decoro das funções de ministro do STF”, destacou o parlamentar.

Outros deputados catarinenses que também assinaram o pedido de impeachment foram Zé Trovão (PL-SC), Daniel Freitas (PL-SC), Caroline De Toni (PL-SC), Pezenti (MDB-SC), Julia Zanatta (PL-SC) e Daniela Reinehr (PL-SC). Além do senador Jorge Seif (PL-SC).

Caso o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, aceite a denúncia apresentada e leia o pedido em plenário, deverá ser criada uma comissão especial com 21 senadores para analisar a solicitação.

Imagem: Vinicius Lores/Câmara dos Deputados

Posts relacionados

Amin fala em usurpação descarada e autoblindagem em relação a decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment

Redação

Defesa da independência do Judiciário marca abertura de encontro nacional promovido pelo CNJ em Florianópolis 

Redação

Ministro Edson Fachin realiza reunião de trabalho no TJSC com 24 presidentes de tribunais

Redação