Blog do Prisco
Destaques

Parlamento homenageia 55 anos da Unesc, em Criciúma

Os 55 anos de história e de protagonismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), comemorados em 2023, foram lembrados em uma homenagem realizada pela Assembleia Legislativa na noite desta quarta-feira (21). Em sessão especial no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade, em Criciúma, Sul do estado, a Alesc reverenciou a importância da instituição para o desenvolvimento regional, para a formação de profissionais e cidadãos e para a transformação de vidas.

Auditório lotado
O evento bastante prestigiado foi aberto ao público e contou com a presença de alunos, professores e funcionários da instituição, além de pessoas que fizeram parte dos 55 anos da universidade comunitária da região, e lideranças do cenário político e econômico.

Entre as autoridades, estavam o deputado proponente da solenidade, Rodrigo Minotto (PDT), os deputados Marquito (Psol) e Tiago Zilli (MDB), e o prefeito do município, Clésio Salvaro (PSD).

Protagonista no Sul catarinense
Para o deputado Rodrigo Minotto, “homenagear a Unesc é reconhecer o seu papel na transformação e no desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina”. Esta é a segunda vez que o parlamentar propõe o reconhecimento. “É motivo de orgulho e de satisfação ter indicado esse reconhecimento em 2018, quando a Unesc completou 50 anos, e agora em 2023”, destacou o parlamentar.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta disse que a Unesc é um patrimônio do Sul catarinense e que está honrada em ser novamente agraciada pelo Parlamento. “Essa deferência denota o reconhecimento do Parlamento à Unesc, nossa Universidade essencialmente comunitária, que hoje está presente em 100% da região Sul de Santa Catarina, transformando vidas e formando cidadãos”, comemorou.

“Agradeço aos 40 parlamentares que aprovaram por unanimidade essa homenagem e registro minha gratidão especial ao proponente, deputado Rodrigo Minotto”. Luciane Ceretta informou que atualmente a Unesc tem mais de 15 mil estudantes, do ensino fundamental ao ensino universitário.

Em nome dos homenageados, discursou o senhor Edson Carlos Rodrigues, que foi reitor da Unesc entre os anos de 1993 e 2001. O ex-reitor discorreu sobre a história da universidade, que foi edificada a muitas mãos. “ É uma honra essa deferência. A Unesc é o legado do Sul para os catarinenses”, afirmou.

Ao todo, 27 personalidades foram homenageadas na solenidade.

Homenageados

Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc – Representada  pela reitora Luciane Ceretta

Luciane Ceretta – Reitora

Clésio Salvaro – Prefeito de Criciúma

Antônio Milioli Filho – in memoriam –  Reitor de 2001 a 2009 representado por Vanilda Ronchi Milioli

Edson Carlos Rodrigues – Reitor de 1993 a 2001

Gildo Volpato  – Reitor de 2009 a 2017

Laênio José Ghisi – Reitor de 1989 a 1993

Senhora Indianara Toretti

Senhor João Carlos Medeiros Júnior

Professor Joel Modesto Casagrande

Professora Maria Dal Farra Naspolini

Professor Nivaldo Anibal Goulart (in memoriam)

Professora Normélia Lalau de Farias

Senhora Adelaide Tinelli

Senhor Fabrízio Colombo Machado

Senhor Felipe Zanette da Silveira

Senhor Franco Espíndola de Bom

Senhora Jadna de Farias do Nascimento

Senhor João de Oliveira Fernandes

Senhora Juliana Lora

Senhora Maria Terezinha Felipe Sebastião

Médica Mariana Macarini de Souza

Senhora Morgana C. Zaidzinski

Senhora Robinalva Borges Ferreira

Professora Valdemira Santina Dagostini

Senhor Vitor Teixeira Ferreira

Senhora Zoraide Rocha