Blog do Prisco
Destaques

Paulinha diz que está envergonhada da atual postura do Parlamento

Em um discurso emocionado, de mais de trinta minutos, em que citou Nelson Mandela, como referência de liderança mundial, a líder do Governo, deputada Paulinha (PDT) desabafou que está envergonhada da atual postura adotada pelo Parlamento catarinense, que em detrimento e em um total desrespeito a plena democracia e dos mais de 5 milhões de votos que o atual Governo catarinense contabilizou nas urnas, uma minoria de homens e mulheres, 40, deputados e deputadas eleitos, querem cassar um mandato eleito pelo povo.

“No que concerne aos pedidos de impeachment, estou com vergonha do parlamento”, disse. Para ela, o atual Parlamento está prestando um desserviço para Santa Catarina.
“ Me desculpem, mas aqui no parlamento, até um projeto de lei que dá nome a uma rua, uma escola, se pode conceder direito de vistas. Eu pedi vistas de um relatório por 5 sessões, uma semana e meia. Não com o objetivo de procrastinar nada. Nem era meu interesse fazer qualquer pedido de vistas, em principio. Mas a semana que passou trouxe novos fatos sobre o caso dos respiradores. Fatos que, se chegassem ao processo, poderiam inocentar o governador. E esse direito me foi negado, por conta de um ato da mesa”, disse.

Defendendo que o que está acontecendo em Santa Catarina é uma insensatez, pois todos os atos que responsabilizam o Governador e sua vice, há claras evidências que contradizem essa culpabilidade.

“Nesses tempos estranhos e cinzentos sentimos a temperatura do parlamento aquecer. O estilo do governo, diferente do que conhecíamos em termos relacionais, não ajustou-se à Casa. A pandemia nos tirou do prumo em todos os sentidos. E o parlamento acolheu dois pedidos de impeachment”, disse.

Para ela, o que está acontecendo no cenário politico é um atropelo, uma afronta ao processo democrático de direito.

Ainda comentou que bem aqui nesta casa de leis, se conhece o gosto amargo de um julgamento injusto. “Infelizmente ainda é comum na vida pública enfrentar esse tipo de desafio, patrocinado por adversários políticos. E eles geralmente deixam marcas profundas na alma dos inocentes. A sensação de impotência nos corrói as vísceras, o peito reclama, o espírito chora, a família sofre. O maior patrimônio de um homem de bem é a sua reputação, a sua honra, e quando ela é manchada sem razão, feridas expostas não cicatrizam”, disse.
A parlamentar reafirmou, com convicção, que esse processo de impeachment da forma como se apresenta é mais um passo em falso, mais um grande erro, que Parlamento deveria evitar. “ Faço hoje esse alerta, em alto e bom som, e faço um apelo, com muito respeito e humildade”.
Apesar dos apelos da parlamentar, o Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina autorizou, na sessão desta terça-feira (20), a instauração de um segundo processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL). A medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 11/2020, aprovado com 36 votos favoráveis, dois contrários, uma ausência e uma abstenção.