Blog do Prisco
Notícias

Paulo Bauer preside nova comissão do Senado

O senador Paulo Bauer (PSDB) foi eleito nesta terça-feira presidente da Comissão de Transparência e Governança Pública (CTG). Ele terá João Capiberibe (PSB/AP) como vice-presidente para um mandato até o fim de 2016.

O colegiado foi criado como resultado de um projeto apresentado por Capiberibe e tratará de temas como a prevenção à corrupção. O trabalho deve começar com um debate sobre as agências reguladoras, que fiscalizam a prestação de serviços públicos.

Plenário do Senado
Plenário do Senado

A CTG é a décima terceira comissão permanente do Senado desde a criação da Casa. Entre os principais objetivos estão discutir e acompanhar a modernização das práticas gerenciais na administração pública federal direta e indireta; prestação eficaz, efetiva e eficiente de serviços públicos; transparência e prestação de contas e de informações à população, com foco na responsabilidade da gestão fiscal e dos gastos públicos, bem como nas necessidades dos cidadãos.

“Parece que atualmente tudo está relacionado à desburocratização, à simples eliminação de um carimbo, mas na verdade governança pública é muito mais do que isso. Nós precisamos ver como os governos podem interagir e como cada órgão pode trabalhar melhor em benefício da população”, afirmou Bauer.

De acordo com ele, iniciar pelas agências reguladoras é algo muito importante, pois é necessário que estes órgãos tenham ampla transparência e que façam o que a sociedade exige e merece.

“Temos que saber, por exemplo, o número de processos em análise, qual o número de brasileiros que aguarda por cirurgias, qual o estágio de inquéritos policiais. Assim poderemos propor soluções”, argumentou o presidente.

O parlamentar catarinense vê também a governança como um fator decisivo para o progresso do Brasil. A Comissão terá como um dos muitos desafios apontar onde existem trabalhos sobrepostos nas três esferas do governo e sugerir novos modelos de administração para evitar isso.

Foto: Ag. Senado, arquivo, divulgação