Blog do Prisco
Notícias Últimas

Paulo Brincas assume OAB catarinense em janeiro

A Comissão Eleitoral homologou nesta sexta-feira (20) o resultado das eleições na OAB/SC, realizadas no último dia 16 de novembro. A chapa 81 foi proclamada vencedora com 12.821 votos, contra 6.456 da Chapa 82. O advogado Paulo Marcondes Brincas (E), que venceu Adriano Zanotto na disputa, assumirá a presidência da Seccional em 1º de janeiro, sucedendo no cargo Tullo Cavallazzi Filho (D). A CAASC será presidida por Marcus Antônio Luiz da Silva. Em Mafra, onde houve empate entre as duas chapas locais, a comissão confirmou a eleição da chapa com o candidato mais idoso.

Segundo o presidente da comissão eleitoral, Mauro Prezotto, o pleito foi marcado pela tranquilidade. “Recebemos poucas representações e as raras intercorrências foram verificadas basicamente no dia da eleição”, disse. Uma das razões, acredita o presidente, foi o fato de 29 subseções terem participado do pleito com chapa única.

 

brincas e tullo

No relatório que será entregue agora ao Conselho Estadual, a comissão eleitoral vai apontar algumas recomendações ao Conselho Federal da Ordem. A comissão considerou, por exemplo, excessivamente restritiva a propaganda eleitoral. “As restrições não beneficiam o eleitor. Quanto mais propaganda, melhor”.

Outra recomendação é para que o Conselho Federal se manifeste sobre a exigência de cinco anos para concorrer ao pleito. “A OAB precisa deixar mais clara esta regra, para evitar que dê margem a interpretações equivocadas”, disse. Sobre a distribuição de vídeos anônimos durante o pleito, Prezotto lamentou a utilização da ferramenta, mas disse que os fatos não chegaram ao conhecimento oficial da comissão e que, ainda que chegassem, pouco poderia ter sido feito. “Ainda que haja um beneficiário, não há como punir sem prova de autoria”.

Além de Prezotto, integraram a comissão eleitoral os advogados George Daux, Ana Blanco, Nerilde vanzella e Ig Queiroz.

Foto: arquivo, divulgação