Blog do Prisco
Notícias Últimas

Pavimentação de acesso ao Santuário Santa Paulina

A pavimentação do trecho que liga o Santuário Santa Paulina a região do Alto Vale do Itajaí, uma reivindicação dos moradores e lideranças políticas de Nova Trento, deu mais um passo rumo à concretização na manhã desta terça-feira (1º). Em uma reunião realizada no gabinete do deputado Aldo Schneider (PMDB), representantes do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e da Associação das Empresas de Consultoria de Santa Catarina (Assecon-SC) selaram um acordo para a elaboração, em até 120 dias, do projeto técnico necessário para a obra, de 2,5 km de extensão.

aldo-schneider-snata

De acordo com a diretora do Santuário Santa Paulina, irmã Anna Tomelin, o local é atualmente o segundo ponto de romaria mais procurado do país, logo abaixo do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, recebendo mensalmente cerca de 80 mil peregrinos. Neste sentido, disse, a melhoria beneficiaria não só os moradores locais, mas também os visitantes que chegam pelo norte do município. “Esta estada já está aberta, mas não tem condições de tráfego, principalmente nos dias de chuva, obrigando as pessoas que se deslocam no sentido do Alto Vale do Itajaí a utilizarem outro trecho, com 9 km a mais de extensão.”

Segundo Schneider, que intermediou o processo, o projeto não terá custos para o Estado, já que será viabilizado por meio de uma doação empresarial. “Tendo em vista o momento de dificuldades pelo qual passa o Estado para a realização de investimentos, a solução foi buscarmos uma parceria público-privada para atender a esta demanda.”

O planejamento, avaliado em cerca de R$ 200 mil, deve ficar pronto no início do próximo ano, segundo afirmou Gilberto Bleggi, que preside a Assecon-SC, entidade responsável pelo trabalho. “Seis empresas estão se juntando para a elaboração deste projeto, que deve estar pronto em aproximadamente 120 dias. Queremos começar já nesta semana, nos reunindo com o prefeito de Nova Trento para receber as informações necessárias.”
A próxima etapa, declarou o presidente do Deinfra, Wanderley Teodoro Agostini, será buscar os recursos necessários para a concretização da obra. “Tendo o projeto em mãos, ficará mais fácil ir ao governador e pleitear as verbas para esta pavimentação, tão necessária para o município e para Santa Catarina.”