Blog do Prisco
Destaques

Pedras Grandes realiza com sucesso a festa da Colônia Azambuja 1877

Sem a presença do público, mas com a participação de autoridades e grande audiência na internet, foi realizada no sábado em Pedras Grandes a primeira Festa da Colônia Azambuja 1877. O evento totalmente on-line foi prestigiado pelos prefeitos Joares Ponticelli e Cleiton Salvaro, deputada Geovania de Sá, além de muitos políticos que entraram na transmissão como o governador Carlos Moises que foi saudado pelo prefeito Agnaldo Filippi pela confirmação do convênio com o município de Pedras Grandes para a pavimentação asfáltica da chamada Rodovia da Imigração Italiana.

A programação teve almoço típico italiano e degustação de vinho virtuais, jogos praticados pelos antigos imigrantes, apresentações culturais e shows musicais transmitidos em uma live do programa Canta Viola.

Paralelamente houve durante todo o dia, na praça central de Pedras Grandes, uma feira de produtos coloniais típicos do lugar, como o famoso vinho Goethe.

O jornalista Moacir Pereira também esteve presente na festa e deixou seu depoimento reconhecendo a importância do resgate da história. “O evento estava muito bem organizado. Há apenas sete meses no cargo, o prefeito Agnaldo Filippi (Progressistas) procura resgatar e preservar as tradições dos colonizadores”, comentou Pereira que integra a Academia Catarinense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, além de ser autor de 53 livros publicados.

A Festa da Colônia Azambuja 1877 resgata a história do berço da colonização italiana no Sul de Santa Catarina. “Azambuja foi a primeira colônia de imigrantes italianos na região, que em 1877 povoaram o local e dali seguiram para outras localidade fundando as cidades”, comentou o prefeito Agnaldo Filippi.