Blog do Prisco
Coluna do dia

Perspectiva real

Cientistas de duas proeminentes universidades brasileiras, da USP e da de Brasília, divulgaram um estudo que choca, que confronta diretamente com a realidade sobre o coronavírus que vem sendo apresentada ao país.

Segundo eles, haveria pelo menos 313 mil contaminados atualmente no Brasil. Segundo os dados oficiais do Ministério da Saúde, seriam 23 mil os infectados em todo o território nacional.

O motivo dessa diferença brutal: a falta de capacidade do sistema de saúde em realizar testes em massa para a Covid19. Santa Catarina seria o sexto estado mais infectado segundo o estudo e poderia ter 4.848 casos.

Para o governo do estado, oficialmente ontem eram 777 as pessoas diagnosticadas com o vírus.

Registre-se que estamos abordando esse assunto, que já era uma desconfiança generalizada em parte pensante da sociedade, não para alarmar, causar pânico e sim para alertar e reforçar a importância das medidas de restrição ao convívio social.

Pico

Outro aspecto a ser considerado é o fato de que as autoridades vêm projetando o pico da contaminação para abril e maio, podendo se estender a junho. Aliás, essas projeções já vêm rendendo piadas e memes na internet, pois elas estão aumentando à medida que as datas anteriormente previstas se aproximam!

Emergência

Florianópolis está entre as 12 capitais em situação de emergência na taxa de incidência do Coronavírus. O que está endurecendo a queda de braço entre a prefeitura e o setor produtivo, notadamente nas representações da ACIF e da CDL.

 Queda-de-braço

As entidades estão falando em 12 mil demissões e, concomitantemente, cresce o avanço da epidemia. Como é que faz? A prefeitura está correta em não recuar no combate à pandemia. Decisão difícil, mas corajosa do prefeito Gean Loureiro. Não dá pra subestimar o coronavírus. Mas também é fundamental estruturar um canal de diálogo com os empresários para, assim que for possível, restabelecer uma retomada das atividades de forma efetiva.

Menos políticos 

Dentre os debates sobre alternativas para economizar dinheiro público, o deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) volta a defender a adoção do Sistema Unicameral. Autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 437/2018, o deputado propõe que as duas casas legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal, sejam reduzidas a uma.

Muito caro

A pandemia do coronavírus tem estimulado as discussões acerca dos gastos para manter os sistemas Executivo, Legislativo e Judiciário. Para o deputado, o Sistema Unicameral é uma boa alternativa para economizar recursos públicos e investir em saúde. “Em 2019, a estimativa de gastos do Congresso Nacional ficou na casa dos R$ 11 bilhões. Quanta coisa poderia ser feita neste momento de emergência se tivéssemos economizado metade deste dinheiro?”, questiona Peninha. 

DNA

Renato Rovaris está na nominata de pré-candidatos a vereador pelo PL de Criciúma. Fechou com a jornalista Júlia Zanatta e terá o apoio do deputado federal Hélio Costa nas eleições deste ano.

Bisneto de Marcos Rovaris, primeiro prefeito de Criciúma, Renato enfatiza que acredita na força dos seguidores do deputado federal Hélio Costa na cidade e na qualidade dos nomes que estarão com Júlia Zanatta durante a corrida eleitoral.