Blog do Prisco
Coluna do dia

Perto da vacina

Depois de muita politicagem, desinformação e lances grotescos, cenário motivado pelos bilhões em jogo por conta da promessa de imunização contra o Coronavírus, finalmente as autoridades das três esferas nacionais parecem ter chegado a um denominador comum.

Após o Ministério da Saúde anunciar que fará contrato com o Instituto Butantan para distribuir gratuitamente aos estados a vacina chinesa, chamada de Coronavac, o Estado de Santa Catarina foi no embalo, anunciado que a estrutura está preparada para iniciar a vacinação entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. Ainda falta a data específica, mas ela já esteve bem mais distante no horizonte dos brasileiros e catarinenses.

Por fim, os municípios de Santa Catarina, que, via Fecam, já havia se antecipado à União e ao Estado, confirmam que a prioridade é vacinar os cidadãos. Só falta o imunizante chegar para o processo ter início. Agora é aguardar e torcer para que o remédio seja realmente eficaz. O que seria o início do fim deste pesadelo que nos assombra há quase um ano.

 

Navegantes

O ano de 2021 começou com ações em prol da advocacia e debates em alta na OAB/SC e, no dia 14 de janeiro, a Seccional, por meio da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento, vai realizar o Webinar sobre a Concessão do Aeroporto Internacional de Navegantes — Ministro Victor Konder. O evento vai contar com a participação do secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, entidades e órgãos catarinenses ligados ao setor aeroportuário e parlamentares catarinenses.

 

Detalhamento jurídico

De acordo com o presidente da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento, Marcos Fey Probst, o Webinar tem como objetivo esclarecer os principais pontos relacionados à concessão do aeroporto, cujo leilão está previsto para o dia 7 de abril deste ano.

 

Elas

Em Papanduva, os eleitores colocaram as mulheres em evidência no Legislativo Municipal. De forma inédita em sua história, a cidade terá quatro mulheres dentre os nove vereadores da Câmara de Papanduva.  As vereadoras Jacqueline de Almeida Balena (MDB), Mariângela Sena (MDB), Marli de Luca (PP) e Sandra Silva(PSD) irão compor a décima sétima legislatura, entre 2021e 2024.

 

Webinar

Gestores públicos eleitos e reeleitos iniciaram 2020 preocupados com os reflexos da pandemia e buscando alternativas para interromper a crise financeira que cresceu consideravelmente em 2020. Pensando nisso, a empresa catarinense IPM Sistemas vai realizar dois webinars nos próximos dias 13 e 14 de julho. A ideia é mostrar para prefeitos de todo o Brasil que a digitalização dos serviços é um caminho viável e seguro para conter gastos e melhorar a arrecadação.

 

Gaúcho

Secretário de Fazenda de Gravataí (RS), Davi Severgnini será o palestrante e mostrará a realidade do município onde vivem cerca de 280 mil pessoas.

 

Salvando a lavoura

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) registrou em 2020, aumento de 120% no valor dos contratos com o setor de comércio e serviços em Santa Catarina, na comparação com o ano anterior. Ao todo, os recursos disponibilizados pelo banco chegaram a R$ 255 milhões.

 

Programa

O crescimento ocorreu, principalmente, por conta do Recupera Sul, programa desenvolvido pelo banco para oferecer capital de giro e possibilitar que as empresas pudessem se manter durante a crise causada pela pandemia, além de permitir a contratação de mais mão de obra, abertura de novos empregos e geração de renda.