Blog do Prisco
Coluna do dia

Pesquisa fortalece Temer

Embora tenha sido divulgada no fim de semana, a pesquisa Datafolha detalhando alguns aspectos do cenário político atual merece uma análise que passou despercebida. Ao apontar que 50% dos ouvidos defendem a permanência de Michel Temer no poder e que outros 58% estão acreditando na recuperação econômica, a enquete acaba fortalecendo a posição do peemedebista no Senado.

Respaldados pelo sentimento popular, suas excelências vêm estreitar sobremaneira os argumentos para votar contra a degola definitiva de Dilma Rousseff.

A guilhotina, aliás, deve ser cravada no pescoço dela somente na primeira semana de setembro. Até segunda ordem, no começo de agosto será apreciado, em plenário, o relatório do tucano Antônio Anastasia. Em caso de prosseguimento da denúncia por crime de responsabilidade, precisará ser aprovado por maioria simples dos senadores.

 

Presidente Lewandowsky

Na sequência, começa propriamente o julgamento no Senado, a ser presidido pelo ministro Ricardo Lewandowsky, o comandante do Supremo Tribunal Federal (STF). E exigirá, para que a presidente afastada perca o mandato, que dois terços dos nobres representantes do povo votem com o relator. É o quórum qualificado que, hoje, seria alcançado segundo as contabilidades de bastidores em Brasília.

 

PSD e PP

A vereadora Claudete Vavassori (PP) é a pré-candidata a vice-prefeita na futura coligação que será encabeçada pelo pré-candidato a prefeito, Dorival Borga (PSD). O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) após um levantamento de opinião pública ter apontado seu nome na preferência do eleitorado de Videira.

 

Advogado em Itajaí

Em Itajaí, já está definido o cabeça de chapa do grupo de situação, liderado por Jandir Bellilni (PP). Será o advogado João Paulo Tavares Gama, correligionário do prefeito. O candidato à vice será escolhido nos próximos dias. A avaliação de Bellini e apoiadores é que o causídico tem grandes perspectivas. Não apenas por ser novidade, mas também pela grande força eleitoral do atual alcaide. É comum observar eleitores perguntando a Jandir Bellini em quem devem votar para prefeito este ano.

 

Volnei no páreo

Quem procura se fortalecer no rastro de algumas indefinições no grupo de Jandir Bellini é o ex-prefeito e ex-deputado Volnei Morastoni. Poderá canalizar apoios importantes no PDT, PPS e até no PV. A conferir!

 

Sem discurso

Suplente de deputado no exercício do mandato, Fábio Flôr (PP), que figurou durante meses como o candidato do atual governo em Balneário Camboriú, pilotado por Edson Piriquito (PMDB), perdeu completamente o discurso. Ele foi aliado e secretário municipal durante praticamente toda a era Piriquito. “Desungido” pelo peemedebista, Flôr não é mais governo, mas também não tem condições de adotar postura de oposição à administração da qual fez parte.

 

Recesso escandaloso

Considerando às crises econômica e política, os Poderes Judiciário e Legislativo deveriam ter cancelado as férias de julho. Cabimento zero os senhores magistrados e parlamentares curtindo o recesso quando o País está a exigir trabalho e vigilância.