Blog do Prisco
Manchete

Petrobras avalia a Feesc como a melhor fundação de apoio do país

A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) foi classificada pela Petrobras como a melhor fundação de apoio do Brasil em boas práticas administrativas. O ranking foi apresentado nesta tarde de quarta-feira, 21, durante o Workshop Parcerias Petrobras, promovido no Rio de Janeiro pelo Centro de Pesquisas da estatal. O evento é voltado a pesquisadores de instituições científicas, tecnológicas e de inovação de todo o país.
O ranking levou em conta o desempenho das fundações de apoio nos indicadores “Quantidade de Pendências”, “Valor das Pendências”, “Atraso nas Respostas”, “Atraso nas Prestações de Contas” e “Atraso na Devolução do Saldo”. Nos dois primeiros itens, a Feesc apresentou a melhor resposta e nos demais ficou entre as seis melhores entre todas as instituições avaliadas. O ranking é inédito e pela primeira vez realizado pela Petrobras junto às fundações de apoio parceiras no desenvolvimento de trabalhos. Por conta da Lei nº 9.478/1997, a Petrobras é obrigada a fazer investimentos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.


“Receber este reconhecimento por parte de um financiador de projetos tão importante como a Petrobras, e em âmbito nacional, mostra que estamos no caminho certo”, comemorou o presidente da Feesc, Raul Valentim da Silva. Em 2018, quase 30% do valor contratado em projetos pela Feesc foram financiados pela Petrobras. Em 2019, os 35 projetos que estão vigentes representam recursos da ordem de R$ 94 milhões.
“Todo o esforço que temos feito, em especial a partir de 2008, no aprimoramento dos processos tem tido reflexos positivos tanto para a Feesc quanto para a UFSC, que é a instituição científica e tecnológica apoiada pela Feesc nestes projetos com a Petrobras. Além do reconhecimento das boas práticas de gestão dos projetos, estamos cumprindo a nossa finalidade principal, que é dar apoio à UFSC, ao IFSC e à Udesc. Mas não paramos por aí, e estamos em constante aprimoramento!”, acrescentou o professor Raul.

Workshop

O Workshop Parcerias Petrobras começou na quarta-feira e prossegue até esta quinta, 22. A Feesc fechou a programação do primeiro dia com uma palestra sobre “Boas Práticas na Prestação de Contas” apresentada pelo coordenador da Divisão de Prestação de Contas e Contabilidade, André Luís da Trindade. Na palestra, Trindade apresentou todos os procedimentos internos da Feesc, desde a fase de pré-contratação, passando pela execução até a aprovação da prestação de contas.
Criada em 18 de maio de 1966, a Feesc é credenciada por ato conjunto dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e Inovação como fundação de apoio à UFSC, ao IFSC e à Udesc. Em suas atividades, está o gerenciamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.  Atualmente, a Feesc gerencia mais de 200 projetos orçados, no total, em cerca de R$ 270 milhões.
O Workshop Parcerias Petrobras tem o objetivo de tratar do regulamento de parcerias da Agência Nacional do Petróleo (ANP), bem como dos procedimentos de pré-proposta, execução e prestação de contas dos projetos contratados pela Petrobras.

Fotos: Divulgação/Feesc