Blog do Prisco
Destaques

Pezenti leva fiscais do Ministério do Trabalho para encontro com agricultores

Evento será no Parque da Cebola, em Ituporanga

Produtores de cebola de todo o Alto Vale do Itajaí devem participar, na sexta-feira, dia 15, de um encontro com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O evento, promovido pelo deputado federal Rafael Pezenti (MDB), será em Ituporanga, no Parque da Cebola, a partir das 8h30m.

O excesso de rigor da fiscalização nas lavouras de cebola por parte dos auditores fiscais, na época de plantação e da colheita é, historicamente, uma das principais reclamações dos agricultores. Por isso, Pezenti sugeriu que o Ministério enviasse à região representantes para ouvir os produtores rurais e explicar detalhes da legislação trabalhista.

“Todos os anos os fiscais visitam as propriedades, sempre acompanhados de policiais armados. Na maioria das vezes, notificam e multam os agricultores sem chance de serem ouvidos. Será uma ótima oportunidade para tirar dúvidas, de modo a distensionar a relação entre as partes e evitar conflitos”, explica Pezenti.

O deputado também falará no encontro sobre o que está sendo feito em Brasília para readequar a legislação de acordo com a realidade dos pequenos e médios produtores.

Após o encontro, será servido almoço aos participantes.

CEBOLA EM SC

Santa Catarina se mantém na liderança do cultivo de cebola no Brasil. Com uma produção superior a 550 mil toneladas. Dados da Epagri mostram que 30% do produto comercializado em todo o país sai do Estado. A região de Ituporanga é onde mais se produz cebola no território catarinense. O volume de produção atingiu 257 mil toneladas da hortaliça na safra 2022/2023.