Blog do Prisco
Destaques

Pezenti leva fiscais do Ministério do Trabalho para encontro com agricultores

Evento será no Parque da Cebola, em Ituporanga

Produtores de cebola de todo o Alto Vale do Itajaí devem participar, na sexta-feira, dia 15, de um encontro com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O evento, promovido pelo deputado federal Rafael Pezenti (MDB), será em Ituporanga, no Parque da Cebola, a partir das 8h30m.

O excesso de rigor da fiscalização nas lavouras de cebola por parte dos auditores fiscais, na época de plantação e da colheita é, historicamente, uma das principais reclamações dos agricultores. Por isso, Pezenti sugeriu que o Ministério enviasse à região representantes para ouvir os produtores rurais e explicar detalhes da legislação trabalhista.

“Todos os anos os fiscais visitam as propriedades, sempre acompanhados de policiais armados. Na maioria das vezes, notificam e multam os agricultores sem chance de serem ouvidos. Será uma ótima oportunidade para tirar dúvidas, de modo a distensionar a relação entre as partes e evitar conflitos”, explica Pezenti.

O deputado também falará no encontro sobre o que está sendo feito em Brasília para readequar a legislação de acordo com a realidade dos pequenos e médios produtores.

Após o encontro, será servido almoço aos participantes.

CEBOLA EM SC

Santa Catarina se mantém na liderança do cultivo de cebola no Brasil. Com uma produção superior a 550 mil toneladas. Dados da Epagri mostram que 30% do produto comercializado em todo o país sai do Estado. A região de Ituporanga é onde mais se produz cebola no território catarinense. O volume de produção atingiu 257 mil toneladas da hortaliça na safra 2022/2023.

Posts relacionados

A vergonhosa presença do governador gaúcho em evento do PSDB-SC

Redação

Indústria catarinense gera 1,9 mil vagas de trabalho formais em maio

Redação

Com apoio de Pezenti, Câmara aprova projeto que mantém Bolsa Família para trabalhador rural contratado por safra

Redação