Blog do Prisco
Manchete

PL filia mais um prefeito importante nesta quinta-feira

Depois da filiação de quatro prefeitos nesta terça-feira (7), em Brasília, com direito à bênção de Jair Bolsonaro, Jorginho Mello filiará, ainda esta semana (provavelmente nesta quinta-feira), o prefeito de Caçador, Alencar Mendes (foto).
Na Capital Federal, assinaram ficha no Partido Liberal os mandatários Eduardo Freccia (Palhoça), André Vechi (Brusque – cuja mudança de sigla foi acertada antes das eleições suplementares desse ano na cidade), Juliana Maciel (Canoinhas) e Oscar Martarello (Xanxerê).
São cinco municípios importantes e estratégicos em suas regiões.
Depois de um período de reforço nas fileiras do PSD, o governador reage e filia prefeitos em bloco. O PL se aproxima dos 50 alcaides em Santa Catarina, já rivalizando com os pessedistas, que serão os grandes adversários de Jorginho e do PL em 2026.
As duas siglas estão numa disputa acirrada por prefeitos. Evidentemente que o fator Bolsonaro tem pesado nesta atração de novas lideranças ao PL catarinense.
Por outro lado, quem está no módulo perde-perde (observando prefeitos baterem asas para o PL ou para o PSD) é o PSDB. Nesta leva de Brasília, o ninho deu baixa em mais dois prefeitos: Osnar Martarello e Juliana Maciel.
Recentemente a sigla comandada pelo deputado Marcos Vieira já havia perdido André Moser, de Indaial, também para o PL.
No ato de filiação dos quatro prefeitos em Brasília, além de Bolsonaro e Jorginho, marcaram presença Waldemar da Costa Neto e a deputada federal Caroline De Toni.
Aliás, entre os seis federais do partido por Santa Catarina, somente Carol compareceu.
Mais um sinal claro de que ela é o nome natural para eventual eleição suplementar ao Senado em Santa Catarina caso o TSE casse o mandato de Jorge Seif. No TRE-SC ele foi absolvido.
Outro nome especulado, Ana Campagnolo, declarou ao blog que seu apoio é para Carol De Toni se houver novo pleito à Câmara Alta.
Mais um aspecto: o prefeito de Xanxerê, Osnar Martarello, que era filiado ao PSDB, partido pelo qual se elegeu na época em que Gelson Merisio ainda estava nas fileiras tucanas.
A cidade é a base política original do ex-deputado. Merisio ajudou o PT catarinense em 2022 e agora estaria flertando com o PP. Mas, de fato mesmo, encaminhou o prefeito de sua cidade para o Partido Liberal, considerando sua aproximação com Jorginho Mello.