Blog do Prisco
Coluna do dia

PMDB busca diálogo

Líder da bancada do partido na Alesc,  Mauro de Nadal, entra em contato com a coluna e  dá a sua versão para o encontro com o governador Raimundo Colombo. A iniciativa partiu dele aos colegas com o objetivo de afinar a sintonia entre os parlamentares e o Executivo. É um hábito que o PMDB exercitou desde os mandatos do ex-governador Luiz Henrique, explica ele.

LHS costumava chamar os deputados para discutir projetos de governo antes que aportassem na Assembleia. Era uma forma de eliminar ruídos e aprimorar os projetos já na essência, na fase de elaboração, ainda em análise na Casa Civil e secretarias de Estado. “É uma aproximação que faz tudo ficar mais fácil, proposta que sempre defendemos”, ensina o novo líder, que também se colocou à disposição de Colombo.

 

Satisfação

Durante o encontro, a bancada recebeu com satisfação a informação de que o governo está avançando o projeto de uma nova edição do Fundam, com recursos financiados pelo BRDE. Novamente sem a contrapartida dos municípios. São recursos para as administrações locais atenderem demandas de projetos considerados prioritários.

 

Rotinas

Os prefeitos do PMDB (em outros partidos não é diferente) levam diariamente pleitos aos gabinetes dos deputados, daí a preocupação com a disponibilidade de caixa do Estado para novos investimentos.

 

Respeito e cargos

Mauro de Nadal afirma que a reunião teve clima respeitoso e não serviu para queixas. Ele pontua, contudo, que a bancada espera de Colombo o reconhecimento ao apoio do PMDB a seu governo, nos dois mandatos, com um gesto de gratidão, respaldando a proposta de seu partido ter candidatura ao governo nas próximas eleições. O deputado afirma que em nenhum momento a conversa versou sobre ocupação de cargos no governo.

 

Eleições 2017

Neste domingo, os municípios de Sangão (Sul) e Bom Jardim da Serra (Planalto Serrano) vão escolher novos prefeitos e vices. Os eleitos em 2016 foram degolados por descumprimento da legislação eleitoral.

 

Detalhes

O PMDB está no centro das disputas. Na Serra, indicou o vice do PSD. Diferentemente do contexto estadual, ali as duas legendas convivem muito bem obrigado. E no Sul, o Manda Brasa vai de chapa pura contra outra composição puro sangue. Justamente do PP, seu maior inimigo em Santa Catarina.

 

Candidato

Senador fluminense Lindbergh Farias, um dos enrolados na Lava Jato, está em campanha para a presidência nacional do PT. Esteve recentemente em Chapecó, a convite de Pedro Uczai. O deputado federal reuniu lideranças para defender a candidatura de Lula da Silva à presidência em 2018.

 

Frase

“Ele é o único que pode juntar diferentes setores da sociedade brasileira para superarmos essa crise política e econômica. O PT precisa lançar a pré-candidatura do Presidente Lula”. Pedro Uczai, deputado federal.

 

Decisão

Se encerra hoje, 31 de março, o decreto estadual que concede incentivo de ICMS às empresas do setor madeireiro, de móveis e de celulose. Com apoio da Alesc, empresários do setor estiveram com o secretário Antonio Gavazzoni na quarta-feira. O titular da Fazenda mostrou-se receptivo ao pleito de prorrogar o benefício, mas deixou claro que a palavra final cabe a Raimundo Colombo. Este segmento, estratégico para Santa Catarina, conta com apoio da Frente Parlamentar liderada por Patrício Destro.