Blog do Prisco
Coluna do dia

PMDB influencia ou desembarca

PMDB influencia ou desembarca

Na passagem por Florianópolis, ontem, vindo diretamente de Curitiba, o vice-presidente Michel Temer (que desdobrou-se  entre esta condição e a de presidente licenciado do PMDB durante a agenda no Estado), ouviu mais ou menos o seguinte de Casildo Maldaner, ex-governador, ex-senador e presidente de honra do Manda Brasa Barriga-Verde: o PMDB precisa se posicionar diante da crise, que é gravíssima, severa, fazendo o país sangrar. O partido, na condição de governo, ocupando a vice-presidência, tem que ser ouvido. Para Casildo, os peemedebistas devem exigir que Dilma Rousseff implante, urgentemente, itens do documento Ponte para o Futuro (divulgado em outubro do ano passado pelo diretório nacional) para ajudar o país a sair do atoleiro.

Caso contrário, os peemedebistas, apregoa Casildo, devem desembarcar do governo capitaneado pelo PT. E entregar os generosos cargos que ocupam. O que não dá, pontua o ex-senador, é continuar desse jeito: sem influenciar e mesmo assim apoiando o Planalto. Ou, o que é pior, permanecendo nos cargos, mas conspirando contra a mandatária petista. Resta saber o tamanho da disposição de Temer para absorver o recado.

Cabo eleitoral

Na quarta-feira, em Brasília, Michel Temer reuniu-se com o deputado catarinense Celso Maldaner, que foi seu cabo eleitoral em 2010, percorrendo todo o Oeste de SC. Apesar do episódio da mudança de voto no caso Leonardo Picciani (líder do PMDB na Câmara), o Maldaner mais novo está fechadíssimo com o projeto de recondução de Temer à presidência do PMDB.

Respaldo

Além de garimpar votos para sua recondução à presidência nacional do PMDB, o vice-presidente, Michel Temer, também funciona como uma espécie de animador de auditório para as candidaturas do partido nas capitais. A passagem dele pelo gabinete do deputado Gean Loureiro, ontem,  marcou, segundo a visão de cardeais da legenda, o lançamento da candidatura do parlamentar à prefeitura de Florianópolis. Em 2012, Gean disputou o segundo turno contra César Souza Junior.

Urgência

Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues (PR), recebeu ofício do deputado federal Esperidião Amin. O ex-governador pede uma reunião de urgência envolvendo a pasta, o Fórum Parlamentar Catarinense e os prefeitos da Grande Florianópolis. O encontro teria pauta única: quando e como sairão do papel as propaladas obras de modernização e ampliação da BR-282, a Via Expressa, principal acesso à Ilha de Santa Catarina.

Conversa mole

Esperidião Amin vem dizendo, para quem quiser ouvir, que o DNIT assegurou, nos idos de junho de 2015, durante reunião na Fiesc, que o projeto executivo ficaria pronto ainda no ano passado! Em 2016, entoaram os burocratas do departamento, as obras começariam a se concretizar. O Carnaval está chegando e por ora, é só ziriguidum, papo-furado. Não há absolutamente nada de concreto em relação a melhorias e ampliações para a Via Expressa.

Itajaí

Vereadores de situação garantiram a recriação de 316 cargos comissionados na prefeitura. Foi na quarta à noite, durante sessão extraordinária chamada às expressas, quase que na surdina. Ano passado, o Tribunal de Justiça decretou a ilegalidade de 435 funções comissionadas no Executivo, a pedido do Ministério Público.

Na mira do MP

O MP aliás, está soltando fumaça pelas ventas em função da manobra que culminou na recriação das boquinhas. Como a Câmara de Itajaí está com sua imagem abaixo da crítica, há quem acredite que a decisão de quarta à noite vai deixar muito vereador sem mandato ano que vem, abrindo caminho para altíssimos índices de renovação no legislativo peixeiro. A conferir.