Blog do Prisco
Coluna do dia

PMDB reclama!

A cúpula do PMDB foi recebida por Raimundo Colombo na segunda-feira à noite. Os cardeais do Manda Brasa foram às lágrimas na presença do governador. A grita se dá em duas frentes: Celso Calcagnoto, o todo-poderoso xerife do Fundam (Fundo pelo qual os deputados direcionam recursos importantes para prefeituras; estratégico, portanto), estaria com uma certa má-vontade em relação aos pleitos consignados por peemedebistas. Paralelamente, reclamações generalizadas sobre a investidura de tucanos e progressistas em cargos estaduais.

O PMDB reclama que estes espaços estariam sendo tirados de sua cota e não da do PSD, partido de Colombo e Gelson Merísio, pré-candidato ao governo em 2018.

Raimundo Colombo foi diplomático como sempre, mas sem assumir compromissos que o comprometam administrativa e politicamente. Até porque, ele próprio ainda não sabe se estará ou não com o PMDB em 2018. Se realmente disputar o Senado, seu sonho pessoal, o governador terá, necessariamente, que entregar o governo ao atual aliado. Daí fica a questão: passaria ele o comando da máquina em abril para quem seria seu adversário em outubro? A conferir!

 

Música para os ouvidos

Aos peemedebistas, o governador disse o que eles queriam ouvir sobre 2018: que renunciará para disputar o Senado. Só não deu data. Obviamente porque ainda não decidiu qual o melhor caminho, apesar de desejar o retorno à Câmara Alta.

 

Recado

Nas últimas sessões na Alesc, quando vetos do governador, alguns de grande relevância, foram apreciados, o PMDB votou contra os interesses do Centro Administrativo. Os deputados já estavam preparando terreno para a reunião de segunda. Alguns foram derrubados, contrariando interesses do Executivo.

 

Fábrica

Colombo, aliás, prestigia o prefeito Wellington Bielecki, de Mafra, seu correligionário nesta quarta-feira. Começa às 10h o ato de inauguração da fábrica da Kromberg & Schubert no Brasil. A companhia é especializada em chicotes elétricos e automotivos. Estão previstos R$ 40 milhões em investimentos. O termo de instalação da planta foi assinado em 20 de junho de 2016.

 

Gesto

Vice-presidente da Alesc, Aldo Schneider (PMDB), chegou um pouco atrasado ao lançamento da nova fase do Programa Reviver, de atenção a dependentes químicos no Estado. Foi na Alesc. Antes de tomar lugar na mesa de autoridades, o peemedebista recebeu um longo e afetuoso abraço de Raimundo Colombo.

 

Pauta

A chamada Bolsa-reforma, um cartão voltado a financiar reformas em residências de famílias de baixa renda, estava na pauta da Câmara dos Deputados ontem. Suas excelências também estavam pautados para apreciar a ajuda federal a Estados endividados (uma aberração que pesa sobre o bolso dos pagadores de impostos), além do aumento da pena para crimes de pirataria e da permissão para universidades públicas cobrarem por pós-graduações lato sensu.

 

Pra galera

Os parlamentares tentam mostrar trabalho, mas o fato é que a política nacional só voltará a um ritmo normal em 2019, quando o novo presidente, governadores, deputados e senadores assumirem. Até lá, deve imperar o samba-do-crioulo-doido, com todo mundo batendo bumbo pra galera.

 

Número

Ainda há mais de 60 vetos do governador a matérias propostas pelos deputados estaduais para serem apreciados. O limpa-pauta deve seguir a todo vapor pelas próximas semanas na Casa Legislativa Estadual.